Nesta quinta-feira (4/9), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), por meio da Superintendência de Resíduos Sólidos (SRS), realizou o 2º Seminário sobre Regulação e Valorização dos Resíduos da Construção Civil, de Podas e de Volumosos do Distrito Federal. O evento ocorreu no Auditório Humberto Ludovico e reuniu representantes de órgãos públicos, iniciativa privada, especialistas e consultores para debater estratégias de aproveitamento sustentável dos resíduos sólidos gerados nas cidades do DF.
Segundo Elen, o seminário tem caráter estratégico para o futuro da limpeza urbana no Distrito Federal, ao promover um espaço de diálogo sobre os avanços, desafios e oportunidades na gestão e valorização dos resíduos da construção civil, de podas e de volumosos — que correspondem a uma parcela significativa do total coletado no DF. “Nosso objetivo é obter subsídios para a elaboração de normas regulatórias da Adasa, fortalecer a integração entre as instituições, estimular soluções inovadoras e fomentar políticas públicas alinhadas à sustentabilidade. Esse diálogo é essencial para ampliar a eficiência do manejo de resíduos e consolidar uma gestão moderna, participativa e voltada para o futuro”, destacou.
Abrindo os trabalhos, o consultor da Adasa/Unesco, Robson Biela, apresentou um panorama técnico sobre a valorização dos resíduos de poda, entulho e resíduos da construção civil. Ele ressaltou práticas sustentáveis, alternativas de reaproveitamento e perspectivas futuras para o setor no DF. “Meu objetivo é agregar com a experiência de quem recicla resíduos há mais de 10 anos, dividir problemas e desafios, para que cresçamos juntos e encontremos alternativas para a gestão de todos esses rejeitos”, afirmou.
Em seguida, foi realizado um painel de debate, mediado pelo próprio Robson e por Elen, com a participação de Andréia Almeida, diretora técnica do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Nathalia Almeida, superintendente de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), e Amir Bittar, coordenador de resíduos sólidos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). Os convidados compartilharam experiências institucionais e discutiram os principais desafios para uma gestão eficaz, dentro de seus respectivos órgãos.
No encerramento, o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, destacou a importância da participação popular como protagonista do processo regulatório e da gestão pública. “Estou tentando mostrar para vocês que, quando a sociedade é convidada, ela não precisa nem ser estimulada, ela participa. Nós, servidores públicos, somos apenas figurantes. O artista principal desse filme é o cidadão. Ele é a razão de nós existirmos, e o nosso papel é servi-lo”, arrematou.
O seminário foi finalizado com um coffee-break, proporcionando aos participantes um momento de integração, troca de experiências e fortalecimento de redes de colaboração.
Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br
Fonte: ADASA