Nesta terça-feira (26/08), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) marcou presença no Conexões Saneamento 2025, evento promovido pela Associação e Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON SINDCON) em Brasília. O encontro reúne lideranças do setor, especialistas e parlamentares para discutir desafios e oportunidades na infraestrutura de saneamento no Brasil.
O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, acompanhou a programação ao lado do diretor Vinicius Benevides, que também preside a Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) e participou como painelista no debate de abertura do evento.
No painel “Transformando a infraestrutura brasileira: Inovações e parcerias estratégicas”, moderado pelo diretor de jornalismo da CNN Brasil, Daniel Rittner, Benevides esteve ao lado do presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Luís Antônio Almeida; do diretor jurídico do BNDES, Walter Baére Filho; e da especialista em infraestrutura e energia do Itaú BBA, Manuela Carmona.
Durante sua participação, Vinícius Benevides destacou a importância da autonomia e da harmonização regulatória no Brasil. “A regulação é essencial para garantir segurança jurídica e transparência no setor de saneamento. Precisamos de agências com autonomia para aplicar tarifas, fiscalizar com eficiência e atrair investimentos de longo prazo. A relação entre agência reguladora e regulado deve ser baseada em respeito mútuo, como um casamento de longa duração”, ressaltou.
Em complemento, Luís Antônio Almeida reforçou como a Caesb se organiza para atender às exigências regulatórias e às necessidades da população. “Aqui no DF, já superamos as metas do Marco Legal do Saneamento, atingindo a universalização da água e um índice de 95% de cobertura de esgoto. Para os próximos cinco anos, planejamos investimentos estratégicos para aumentar a produção e o armazenamento de água, garantindo segurança hídrica mesmo em períodos de escassez. Nosso sistema de reúso de água é um dos maiores do país, e a produção instalada da Caesb tem atendido à demanda da cidade, neste momento, com folga de aproximadamente 30%. Além disso, a outorga permite produção ainda maior, chegando a 17 mil litros por segundo, oferecendo segurança mesmo diante de eventos climáticos extremos”, compartilhou.
Almeida ressaltou também a importância do trabalho desempenhado pela Adasa para o sucesso dos projetos da companhia. “A colaboração com as agências é fundamental, pois nos proporciona transparência, equilíbrio regulatório e suporte para implementar nossos projetos de forma sustentável e eficiente”, concluiu.
A participação da Adasa no evento reforça o compromisso da autarquia em contribuir para o avanço do saneamento no país, com foco na regulação moderna, transparente e voltada à promoção da qualidade de vida da população.
Para o diretor-presidente da Agência, o espaço de diálogo é essencial para construir soluções conjuntas. “Debates como este são fundamentais para aproximar diferentes atores do setor. A Adasa traz sua expertise técnica e sua experiência prática para enriquecer as discussões e colaborar com a formulação de políticas públicas capazes de atender aos desafios atuais e futuros do saneamento”, arrematou Raimundo Ribeiro.
![]() |
![]() |
Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br
Fonte: ADASA