Ação de educação alimentar e nutricional celebra Dia Mundial da Alimentação nos restaurantes comunitários

Em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) vai desenvolver nesta quarta-feira (16) ações de educação alimentar e nutricional (EAN) nos restaurantes comunitários para conscientizar a população sobre boas escolhas alimentares que contribuam para a saúde e para o meio ambiente.

Inspirada na campanha mundial da FAO, órgão das Nações Unidas para alimentação e agricultura, a ação contempla cartazes, degustação de alimentos in natura e conta ainda com um brinde de sementes de cenoura, acompanhadas por um manual da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) para que os frequentadores tenham a experiência de plantar seu próprio alimento.

Segundo a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Vanderleia Cremonini, mensalmente são promovidas ações para orientações sobre temas diversos e específicos que abordam o cotidiano dos usuários das unidades.

“Trazer esses temas para as atividades de educação alimentar e nutricional nos restaurantes comunitários permite que as famílias mais vulneráveis tenham acesso à informação e, assim, possam fazer melhores escolhas quando estiverem com o benefício em mãos, como o Cartão Prato Cheio, na hora de fazer as compras”

Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social

“Neste mês, por exemplo, essa data é muito significativa para nós porque dialoga com o que temos feito diariamente na Sedes pelas famílias mais vulneráveis, que é não somente garantir a segurança alimentar, mas também orientar as famílias mais vulneráveis a respeito de quais alimentos podem ser mais nutritivos, mais saudáveis, mais balanceados”, explica.

Além das ações mensais de EAN nas unidades, a Sedes investe em diversas outras iniciativas, como envio de dicas por WhatsApp, criação da cartilha com receitas nutritivas e acessíveis para beneficiários do Prato Cheio, entre outros.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, explica a importância das ações educacionais nas unidades. “Trazer esses temas para as atividades de educação alimentar e nutricional nos restaurantes comunitários permite que as famílias mais vulneráveis tenham acesso à informação e, assim, possam fazer melhores escolhas quando estiverem com o benefício em mãos, como o Cartão Prato Cheio, na hora de fazer as compras”, destaca.

Visita

Ainda em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, uma comitiva internacional, composta por representantes do governo da Armênia, do Programa Mundial de Alimentação (PMA) e do governo federal, vão visitar equipamentos públicos do DF nesta quarta. O objetivo é conhecer as unidades do GDF, que servirão de modelo de boas práticas de segurança alimentar e nutricional e referência para políticas públicas a serem implementadas fora do país. Eles devem conhecer a oferta de merendas em uma escola pública e as refeições do novo Restaurante Comunitário do Varjão.

Dia Mundial da Alimentação

Criado pela FAO em 1945, a data tem o objetivo de conscientizar as pessoas ao redor do planeta sobre a fome no mundo e promover a segurança alimentar e nutricional.

Em 2024, com o tema “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhor. Não deixe ninguém para trás”, ações coletivas estão sendo organizadas em 150 países, reunindo governos, empresas, organizações da sociedade civil, meios de comunicação e o poder público em geral, em prol da luta contra a fome e de incentivo de ações para um futuro melhor da alimentação das pessoas.

*Com informações da Sedes

 

Fonte: Agência Brasília

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias