Esta quinta-feira (1º de Julho) é especial para os policiais militares do Curso de Formação de Soldados (CFSD), realizado dia 1 de Julho de 1991 de forma descentralizada do antigo Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFAP). Essa data marca o aniversário de 30 anos turma, cuja história é repleta de fatos significativos que engrandecem o presente e inspira o futuro.
Deve-se comemorar esse dia, homenageando uma turma que tanto contribuiu para segurança da sociedade brasiliense. A Polícia Militar do Distrito Federal parabeniza os nobres guerreiros que no dia-a-dia da capital federal defenderam e ainda defendem a sociedade com esmero, dedicação, profissionalismo e honra.
A PMDF agradece pelos anos de esforço contribuição para a segurança da população do Distrito Federal, esforço esse realizado com honra e dedicação. Que esses períodos de bons serviços à corporação sejam um legado de coragem e sacrifício para as novas gerações.
Os primeiros passos da turma em 30 anos de história
O primeiro dia para seleção desses policiais daquele ano ocorreu ao lado do Ginásio da Polícia Militar do Distrito Federal. Os alunos correram juntos por dentro do Zoológico e passaram pela Unidade de conservação da Fundação Pró-Natureza (Funatura) até chegarem ao pátio onde seria as Futuras Instalações da Companhia de Policia Militar Florestal (CPMFlo), prédio do antigo Núcleo de Custódia de Brasília; a corridinha foi conduzida pelo então Tenente Ferreira Neves.
Foram muitos desafios vividos por esses policiais até a chegada desses 30 anos, sendo que eles foram uma das primeiras turmas da Unidade Especializada Companhia de Policia Militar Florestal (CPMFlo).
Desbravadores percorreram um longo caminho em cursos e especializações de outras Unidades da Federação como da Polícia Militar de São Paulo, e assim formando multiplicadores para a criação do Curso de Radio Patrulhamento Florestal e de mananciais que foram institucionalizados por esta turma.
Essas são algumas lembranças que permanecem vívidas nas memórias desses guerreiros, na época em viagens de estudos trouxeram conhecimentos que foram trocados com a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, bem como também a troca de experiências e parceira junto ao Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, SEMATEC, WWF, FUNATURA, Ministério Público através da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (PRODEMA).
A Turma também conduziu o Programa Educacional Lobo Guará que trabalha em duas vertentes:
Grupo de Teatro Lobo Guará onde o foco desta ação é a educação ambiental, por meio da arte cênica, promovendo a conscientização e participação dos alunos do ensino fundamental na preservação do meio ambiente, buscando mudanças de atitudes em prol do desenvolvimento sustentável; que funciona até hoje e conta também com o Curso de Guardiões Ambientais que são encontros semanais com alunos do 5º ano do ensino fundamental com o intuito de consolidar os ensinamentos de prevenção aos crimes ambientais.
Baixe aqui para os seus filhos colorir a revista ambiental http://www.pmdf.df.gov.br/images/2019/PDF/revista-ambiental.pdf
E inclusive ascenderam o Museu Ambiental itinerante e junto com a parceria da Universidade de Brasília (UNB) com a Taxidermia dos animais, vem realizando amostras nas escolas com palestras sobre preservação da fauna e Flora.
Atualmente o museu e reconhecido e esta funcionando como Museu Ambiental da PMDF, localizado no Parque de Águas Claras, junto ao Centro de Referência em Educação Ambiental pertencente ao Instituto Brasília Ambiental (IBRAM).
Essas ações conjuntas – Museu e Centro de Referência – visam conscientizar crianças, jovens e adultos quanto à importância da preservação do meio ambiente e dos elementos que o compõe, como a fauna e a flora.
E, além disso, criou o Pelotão montado nas Unidades de conservação com a utilização de cavalos devida os terrenos serem acidentados, com objetivo de obter uma melhor visão e poder percorrer uma longa distancia. Bem como também o Pelotão lacustre na conservação do lago Paranoá a biota local.
Fonte: PMDF