Confirmando o favoritismo, o surfe do Brasil segue avançando nas ondas de Teahupo’o, no Taiti, palco da modalidade nos Jogos OlÃmpicos de Paris. Neste domingo (28), mais duas atletas se classificaram à s oitavas de final. Tatiana Weston-Webb e Tainá Hinckel triunfaram na repescagem – disputa entre surfistas que não ganharam a primeira rodada –  e se juntaram a Luana Silva, que já assegurara a vaga no sábado (27).Â
Entre os homens, apenas Filipe Toledo ainda luta pela classificação – Gabriel Medina e João “Chumbinho” Chianca avançaram direto no sábado (27). Filipinho compete na repescagem à s 23h (horário de BrasÃlia) deste domingo (28). O adversário do brasileiro é o neozelandês Billy Stairmand. Â
Diferentemente da primeira fase, em que três surfistas disputam a mesma bateria e apenas o vencedor avança, nas oitavas os embates são eliminatórios.
No quinto confronto do dia na chave feminina, Tatiana Weston-Webb derrotou Candelaria Resano, da Nicarágua, somando 9.50 contra 3.30 da adversária.
Na sétima bateria da segunda rodada, Tainá Hinckel passou pela canadense Sanoa Dempfle-Olin por um placar bem mais apertado: 7.10 contra 6.30.
Os surfistas brasileiros dos dois naipes ainda não conhecem seus adversários na terceira fase, que na prática é o equivalente às oitavas de final.
O Brasil é a única equipe na OlimpÃada de Paris com número máximo de seis surfistas (três homens e três mulheres), pois conseguiu duas vagas extras (uma masculina e outra feminina) devido à classificação nos Jogos Mundiais de Surfe da ISA 2024, em março, em Porto Rico. Gabriel Medina carimbou a vaga olÃmpica ao faturar o tÃtulo do ISA Games, Na disputa feminina do torneio, Tati Weston-Webb, que competiu o ISA Games já classificada para Paris, garantiu a terceira vaga feminina, preenchida por Luana Silva, filha de brasileiros, nascida no HavaÃ.
O Brasil, paÃs com mais atletas na disputa do surfe nos Jogos de 2024, tem um ouro olÃmpico no currÃculo. Na OlimpÃada de Tóquio, edição de estreia da modalidade, Italo Ferreira foi o vencedor entre os homens.
Fonte: Agência Brasil