Na Câmara Legislativa do Distrito Federal, campanha realizada para divulgar a pluralidade da Casa traz um cacófato curioso e que está chamando a atenção e sendo alvo de críticas. Chama a atenção não só por ter passado despercebido por uma equipe de publicitários e profissionais de comunicação, mas também pelo significado da palavra, gerada pelo vício de linguagem, no slogan da referida campanha: PORCADA um, por todos nós.

Muitos sabem o que é, poucos não entendem o significado da palavra, mas todo mundo reconhece um “cacófato” quando vê. Trata-se de um vício de linguagem que se caracteriza pelo som estranho, desagradável, gerado pela união de algumas sílabas. Dito isso, uma pergunta: o que te remete a palavra porcada? De acordo com o dicionário, porcada pode significar um grande número de porcos, uma porcalhada, uma coisa mal feita.

De acordo com os contratos de prestação de serviços de publicidade institucional da CLDF, o valor anual pago a três grandes empresas de publicidade ultrapassa R$ 106 milhões de reais. É muito dinheiro público investido por muita coisa “mal feita”, pra não repetir o cacófato.

 

Cris Oliveira