Celina Leão é deputada federal, presidente do PP-DF e coordenadora da bancada feminina na Câmara dos Deputados. Começou sua vida pública como Secretária da Juventude do DF e foi eleita deputada distrital por dois mandatos. Mulher forte e de opinião, Celina foi oposição na CLDF, a dois Governos consecutivos. Após apoiar a candidatura do Mdbista Ibaneis Rocha, a deputada se estabeleceu como fiel apoiadora do Governo e afirmou: “Candidato panfleteiro não pode ganhar eleição. O DF precisa dar continuidade à mudança. Vamos trabalhar firme para reeleger o governador Ibaneis”.

 

Blog da Cris) Qual a sua avaliação a respeito do governo Ibaneis?

Celina) A gestão do Governador Ibaneis deu certo. A diferença do governo dele para os outros que passaram é gritante. O governo passado perdeu mais de 3 bilhões em emendas federais por não ter projetos. A gestão de Ibaneis não perde recursos e executa todas as emendas parlamentares. Temos obras em execução em todas as cidades do DF, hoje são quase 2 mil obras em andamento e a área social funcionou perfeitamente, em plena pandemia, com novos projetos sociais e a volta do Restaurante Comunitário a R$ 1,00, que no governo passado chegou a R$ 3,00. A regularização também teve seu ganho absurdo neste governo. Condomínios foram regularizados e, só no DF, foram entregues mais de 50 mil titularidades.

Blog da Cris) Dia 06 foi o dia internacional do esporte. Como grande incentivadora e esportista, quais foram os ganhos para o esporte no Distrito Federal?

Celina)A Secretaria de Esportes cresceu 1000 % neste governo, ganhando orçamento e agilidade na gestão. Conseguiu construir quadras de esportes e campos sintéticos, sendo mais de 50 reformados e 20 em fase de construção, em todo o DF, com preço abaixo do mercado, porque a Secretaria de Esportes faz parcerias com a mão de obra pelo RENOVA-DF. As Vilas Olímpicas tiveram sua capacidade de atendimento ampliada de 1500 crianças para 6 mil crianças atendidas. A histórica piscina de ondas, referência em lazer dos filhos de Brasília, sairá do papel e já está em processo licitatório.

Blog da Cris) A crise hídrica abalou o governo passado. Essa semana o governador Ibaneis inaugurou Corumbá IV. Qual a sua avaliação a respeito desta obra?

Celina) A finalização de Corumbá IV é histórica, porque mesmo sendo notificado pela ADASA, o governo passado não conseguiu fazer. Preferiu recorrer aos deuses e ao cacique cobra coral para fazer chover no DF, e pagou com recursos públicos. Ibaneis é duro e firme, por isso consegue dar andamento a obras, como essa de Corumbá IV, que vai garantir água e o fim da crise hídrica para o DF.

Blog da Cris) Assumir o PP-DF como presidente foi um desafio diferente dos que você já teve na sua carreira política?

Celina) Ser presidente de partido nessa nova regra eleitoral é,sim, um desafio. Por isso precisei de coragem e usei estratégia de presidente de partido, sem soberba e com coragem de crescer. Nossa nominata para distrital tem potencial para fazer três deputados distritais e, para federal, estamos na luta para fazer dois e um pela sobra. A confiança dos meus amigos valeu muito, levaram em consideração a minha palavra, e convencer as pessoas a acreditarem no projeto do PP-DF foi gratificante.

Blog da Cris) Como Coordenadora da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados, qual foi o avanço para melhorar a vida da mulher brasileira?

Celina)Na coordenação da bancada feminina, meu trabalho foi referência. Conseguimos aprovar mais 110 projetos para as mulheres, sendo 24 sancionados pelo presidente Jair Bolsonaro. Por exemplo, podemos citar a Lei do Controle de Planejamento Familiar. A lei era muito antiga, a mulher encontrava barreiras no machismo. Para fazer uma laqueadura, precisava pedir ao marido, ter três filhos e encarar toda a burocracia. Era penalizada pela legislação. Hoje, nós conseguimos mudar a legislação federal e a mulher está livre para fazer sua laqueadura de acordo com o seu planejamento familiar a partir de 21 anos.

Blog da Cris) O Governador Ibaneis descentralizou o atendimento da Casa da Mulher Brasileira e, também, o atendimento da Delegacia da Mulher. Você acha que podemos chegar a ter esse atendimento em todas as cidades do DF?

Celina) Acredito muito que conseguiremos, junto com o governador Ibaneis, levar o atendimento à mulher vítima de violência e a estrutura para atender todas as regiões do DF.

Blog da Cris) O feminicídio ainda assusta as mulheres no DF. Você acha que as políticas públicas em defesa da mulher no DF são eficientes?

Celina)Estamos investindo no foco, que é a quebra da cultura do machismo dentro da escola, na educação, para que as crianças aprendam e cresçam respeitando a mulher. Essa semana tivemos a vitória da lei da bancada feminina, que foi aprovada pelo presidente Bolsonaro, para gastar 5% do fundo nacional de segurança para as mulheres. Fiz um acordo com o presidente da Câmara Arthur Lira, e hoje aprovamos projetos para as mulheres com muita facilidade e agilidade.