Os casos de estupro tiveram alta de 14,5% no mês de janeiro no estado do Rio, com 496 ocorrências. A incidência do crime no primeiro mês deste ano foi a maior desde 2014.

Já os homicídios e os roubos de rua registraram queda no período, segundo levantamento divulgado pelo Instituto de Segurança Pública.

A pesquisa mostra que foi contabilizado nas delegacias de Polícia Civil o menor número de homicídios dolosos para o mês de janeiro dos últimos 32 anos: 252 casos. O número de ocorrências caiu 1% em relação ao ano passado.

Também houve redução de 0,3% no indicador de letalidade violenta, que inclui homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção de agente do Estado.

Para os roubos de rua, houve queda de 9% nas ocorrências registradas nas delegacias em janeiro. Também caíram os roubos de veículo, 3%, e de carga, 13%.

Já as mortes por intervenção de agentes do Estado cresceram 2%, com o registro de 102 ocorrências em janeiro.  E não houve policiais militares ou civis mortos em serviço no mês passado.