A deputada Flávia Arruda (PL) esteve na tarde desta segunda-feira (27) com o vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luis Roberto Barroso, em audiência com representantes da bancada feminina.

O objetivo do encontro foi debater medidas para que as mulheres estejam efetivamente presentes na política. Cotas, fundo partidário, ações educativas e combate à candidaturas laranjas foram discutidos no encontro.

Flávia Arruda, que é presidente do Partido Liberal no DF e vice-líder na Câmara dos Deputados, reforçou a importância da atuação das mulheres no parlamento. “Nós mulheres temos a dificuldade nata de estar na vida pública. Se ainda nos depararmos com obstáculos dentro dos partidos, é desanimador”.

O ministro Barroso se colocou à disposição da bancada. “Sou um entusiasta da participação feminina na política”, afirmou. Ele estuda ampliar a agenda do TSE sobre o tema.

Bancada feminina

A bancada feminina na Câmara dos Deputados é composta por 77 mulheres, o que representa 15% das cadeiras. Com este percentual, o Brasil continua bem abaixo da média na América Latina. Nos países latino-americanos e do Caribe, a média do número de mulheres parlamentares nas Câmaras de Deputados ou Câmaras Únicas é de 28,8%.