A importação e distribuição de azeites das marcas Serrano e Cordilheira – extra virgem, com 0,5% de acidez – por empresas sem procedência conhecida no Brasil levaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a proibir a comercialização desses produtos no país. A medida foi oficializada pela Resolução nº 3.508, de 20 de setembro, publicada no Diário Oficial da União ontem (24).
Além dos azeites, a Anvisa também suspendeu a venda e determinou o recolhimento do lote 030424158 do coco ralado da marca Coco & Cia, devido à presença de dióxido de enxofre acima dos limites permitidos.
A proibição dos azeites ocorreu porque os produtos foram importados por empresas sem Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que impede a garantia de segurança e qualidade, segundo a Anvisa.
A Coco & Cia, em nota, afirmou que foi surpreendida pela decisão da Anvisa, pois já havia recolhido o lote de coco ralado por iniciativa própria em 29 de julho, logo após ser notificada pela agência. “A inconformidade estava presente apenas no lote citado, que foi recolhido e não circula mais no mercado. Lamentamos o ocorrido e não compreendemos o porquê da Resolução – RE Nº 3.508 ter sido divulgada meses após o problema ter sido resolvido”, destacou a empresa em comunicado.