Em mais uma iniciativa voltada para a saúde das crianças ipojucanas, a Prefeitura do Ipojuca, por meio das Secretarias de Educação e de Saúde, promoveu, nessa terça-feira (20), o Programa Olhar de Criança, através do retorno do Programa Saúde na Escola (PSE). A iniciativa contou com um treinamento para triagem de acuidade visual- Tabela de Snellen, ministrado pela oftalmologista infantil Ana Catarina Carneiro. A ação aconteceu no Centro de Formação Nadir da Costa Monteiro e contou com a presença da Diretoria de Políticas Estratégicas e profissionais da saúde, gestores escolares e a equipe da Gerência Educacional de Programas e Projetos

Com o objetivo de contribuir para melhoria do processo ensino e aprendizagem dos estudantes, a partir da identificação de problemas visuais, o Programa Olhar de Criança atenderá 48 escolas municipais aderidas ao PSE com cobertura de 23 unidades de Saúde da Família USF, conforme adesão do ciclo 2023/2024. Serão três etapas: treinamento de gestores e profissionais de saúde, triagem e realização de consulta previamente agendada. Todos os estudantes que estiverem matriculados regularmente na faixa etária entre 06 e 12 anos poderão participar do projeto.

Segundo a gerente educacional de Programas e Projetos, Ellide Ramos, “A importância de todo esse projeto é de que os estudantes sejam incentivados a hábitos de vida saudável em todas as esferas de suas vidas”. Já para a coordenadora da Secretaria de Saúde, Angela Faria, “isso reforça que o empenho dos gestores e profissionais atuantes no PSE deve ser voltado para a realização do maior quantitativo possível de ações para a população acompanhada pelo Programa, no maior número de escolas e com a devida qualidade das atividades propostas”, pontuou.