O DF é propício a alianças políticas por conveniência. Em época de eleição, a esfera partidária nacional sempre rifa a capital pra promover alianças nacionais que fortaleçam a chapa Presidenciável.
Parece que em 2018 não será diferente. Partidos como o PSDB nacional já tentam se aliar a outros partidos que barganham o DF, pensando numa possível rasteira em candidatos ao Governo de Brasília para 2018, que já contam com sua legenda para Governador.
A vítima do momento é o Deputado Izalci Lucas (PSDB). Figurinhas carimbadas da política do DF já contam como certa a rasteira do PSDB nacional em Izalci. O PTB nacional anda costurando o abate da candidatura de Izalci em troca de apoio nacional do partido à chapa presidenciável. Assim o PTB-DF teria espaço.
Sem Izalci no páreo, fica mais fácil o direcionamento dos partidos da direita para um possível apoio em massa ao candidato de Roberto Jefferson, presidente do PTB no DF, Alírio Neto.
A prática da costura Nacional rifando os estados dentro dos partidos políticos foi o que fortaleceu a desastrosa aliança do PMDB-DF com o PT-DF.
Cris Oliveira