DSC_3882
Na noite de ontem, 26, Luiz Pitiman (PSDB), candidato ao Governo do Distrito Federal, foi sabatinado por artistas do DF. O encontro aconteceu no programa Ricardo Noronha Show. Na oportunidade, Pitiman apresentou suas propostas para a área da cultura, enfatizando alguns projetos para músicos.

“É necessário que o governo tenha mão firme para que as cidades deem espaço para todos”, disse o tucano, garantindo que tornará viável espaço nas cidades, de acordo com a vocação de cada localidade, para que haja oportunidades de trabalho para grupos musicais e cantores solo.

Pitiman afirmou ainda que uma comissão permanente será implementada para o diálogo político da cultura. “Essa comissão deve ter o compromisso de fazer a normatização dos procedimentos e contribuir para novos projetos culturais no DF”, completou.

Com a comissão, Pitiman definiu que um grupo de até 20 pessoas pode auxiliar num melhor entendimento entre o governo, os artistas e a população. “O que a gente quer é que os músicos gerem empregos e renda também para outras áreas que podem ser beneficiadas, como a gastronomia, a dança, entre outros”.

A cantora Beth Santer lembrou a forma como os artistas, especialmente os músicos, são tratados no governo atual. “A política de rodízio desse GDF anula o trabalho de muitos músicos e privilegiam poucos. Outro problema que enfrentamos é a parca valorização da classe no DF, também excluído por poucos artistas nacionais”, lamentou.

O tucano ressaltou que é muito importante a mudança no modelo de gestão. “Primeiro temos que despolitizar a secretaria de cultura e trazer para aqueles que se preocupam com a área, acabando com os favorecimentos”, garantiu Pitiman.

Fotos: Rafael Monteiro

Imprensa Pitiman