O candidato homologado pelo PSDB a governador do Distrito Federal, Luiz Pitiman, participou hoje (3) da plenária do programa PSDB Quer Ouvir Você nas Cidades e no Campo, em Santa Maria, acompanhado por Adão Cândido do PPS, seu candidato a vice-governador na coligação. Foi o primeiro compromisso público que os dois participaram juntos, depois que foi celebrada a aliança entre o PSDB e o PPS.
“Hoje é um dia importante para os nossos dois partidos porque estamos começando uma caminhada por todo o Distrito Federal e Santa Maria é a primeira região administrativa a receber nosso candidato a vice-governador, Adão Cândido”, destacou Pitiman. Adão, por sua vez, pregou a descentralização do GDF. “As pessoas vivem nas cidades e é nas cidades que o governo tem que estar presente”, disse ele, sugerindo a Pitiman que se coloque um Na Hora em cada região do DF.

Pitiman defendeu na plenária, que se trabalhe pela melhoria da segurança, saúde, educação e transporte; e que, além disso, se invista na geração de emprego e renda. Lamentou que o Hospital de Santa Maria, construído quando era presidente da Novacap, esteja com atendimento muito precário, com poucos médicos.

A saúde em Santa Maria foi, por sinal, o item mais reclamado pela população na pesquisa realizada pelo PSDB Quer Ouvir Você. Ubiraci de Jesus, o Bira, que trabalha na área hoteleira, mora em Santa Maria há 14 anos. “Fizeram um hospital grande, mas falta administração, falta médico, o atendimento é péssimo”, lamentou. Alesandro Cioatio, que trabalha na área administrativa do Hospital das Forças Armadas e mora em Santa Maria desde a década de 90, disse que o Hospital de Santa Maria está com poucos médicos e não tem pediatra.

O candidato a deputado distrital José Antônio Nasa, morador da cidade há mais de cinco anos, disse que outro grande problema é o do transporte. “Como não tem transporte da área do entorno para o Plano Piloto, os moradores do Pedregal, Novo Gama, Céu Azul, Valparaíso e Lago Azul vêm para cá, aumentando muito o número de usuários de transporte coletivo, com isso os moradores muitas vezes não conseguem sequer entrar nos ônibus, que já passam superlotados”, explicou Nasa.

Os irmãos Maria Aparecida Pereira de Araújo e Pedro Paulo Pereira reivindicam mais asfalto na cidade. “Veja aqui a poeira que está”, comentou Pedro Paulo, apontando para a rua. Maria Aparecida lembrou que o Condomínio Porto Rico, já com muitos moradores, também não tem asfalto e segurança. Todos os entrevistados reclamaram dos altos índices de criminalidade na região.

Santa Maria tem 124 mil habitantes. Antes de ser tornar Região Administrativa, era o Núcleo Rural Santa Maria, pertencente ao Gama. Passou a ser oficialmente cidade satélite ou região administrativa no dia 10 de fevereiro de 1993. A cidade é fruto de uma grande distribuição de lotes de um programa de assentamento de famílias de baixa renda. Um dos destaques da cidade é o Polo JK, uma área destinada a abrigar grandes indústrias.