Pitiman participou do projeto PSDB quer Ouvir Você na Cidade e no Campo, durante todo o dia de hoje. Um ônibus do partido, estacionado em frente ao Santuário do Menino Jesus de Praga, trouxe jovens do PSDB portando tablets para realizar entrevistas com os moradores da cidade. O objetivo é levantar os principais problemas e anseios da população.
E problemas não faltam na simpática e acolhedoura Brazlândia, distante quase 50 quilômetros do Plano Piloto. “Não temos cinema, shopping, faculdade e a saúde e o transporte são péssimos”, resumiu o pastor evangélico José Bittar, morador da cidade há muitos anos. “Aqui se nasce, estuda, cresce e vai embora, pois não tem faculdade e emprego para os jovens”, lamentou Bittar. Detalhando os problemas, ele disse que o número de ônibus hoje é o mesmo que em 1980, quando a população era bem menor. E o único hospital da cidade, fundado em 1973, não teve até hoje a sua capacidade ampliada.
Pitiman, que almoçou com moradores em um restaurante da cidade, defendeu a necessidade de se criar em Brazlândia um pólo de negócios e empregos nas áreas de agricultura, turismo rural, turismo religioso e de pequenas empresas. O governo, segundo Pitiman, precisa investir na vocação da cidade, que foi fundada bem antes da inauguração de Brasília, em 5 de junho de 1933. A cidade tem característica interiorana e se destaca na agricultura, com o cultivo de tomates, goiaba e, principalmente, morangos. É a terceira maior produtora do país em morangos e conta com a maior colônia japonesa do DF.