De acordo com uma recente pesquisa que tem circulado no meio político do Distrito Federal, o Governador Agnelo Queiroz (PT) é recordista no quesito rejeição. Agnelo foi cravado por 33% dos entrevistados como o candidato em quem não votariam de jeito nenhum, seguido por Joaquim Roriz, com 20%. Os demais nomes dos candidatos elencados na pesquisa são os do Senador Cristovam Buarque, Toninho do PSOL, Tadeu Filipelli, Reguffe e Rodrigo Rolemberg. A rejeição desses últimos nomes varia entre 3 e 7 pontos percentuais.O que ainda chama atenção nesse quesito (rejeição) é que 10% dos entrevistados não votaria em de jeito nenhum em quaisquer  dos candidatos relacionados pelo instituto de pesquisa.

A pesquisa cuidou ainda de ampliar a análise sobre o sentimento dos entrevistados, desta feita consultando sobre o aspecto do grau de possibilidade de votar ou não naqueles candidatos. O resultado obtido destaca que 71% não votariam em Agnelo em nenhuma possibilidade. Ao observar o quadro abaixo, se chega à conclusão de que a situação também não é nada animadora para os demais candidatos:

 

 

Nome Tem uma possibilidade grande de votar Tem uma possibilidade média/razoável de votar Tem uma possibilidade pequena Não tem nenhuma possibilidade de votar nele NS/NR
Agnelo Queiroz 7% 11% 8% 71% 2%
Cristovam 15% 29% 13% 50% 2%
Roriz 25% 14% 7% 54% 1%
Reguffe 21% 19% 14% 43% 4%
Rollemberg 8% 23% 13% 51% 4%
Filipelli 5% 13% 16% 63% 3%
Toninho 5% 13% 14% 64% 4%

O estudo sinaliza que reeleição do governador Agnelo Queiroz está inviabilizada. Em todos os cenários de disputa simulados pelo instituto de pesquisa, Agnelo perde na preferência dos entrevistados.

Na primeira simulação, foram colocados os nomes de Joaquim Roriz (PRTB), Reguffe (PDT), Agnelo Queiroz (PT) e Rodrigo Rollemberg (PSB) e a seguinte pergunta: “Se a eleição para governador do Distrito Federal fosse hoje, em que candidato você votaria?”, o eleitor do Distrito Federal mostrou que não anda contente com administração de Queiroz.

O atual governador aparece em terceiro lugar, com apenas 12% das intenções de votos, ganhando apenas para Rodrigo Rollemberg (PSB), que aparece em último lugar com 9% das intenções de votos. Em segundo lugar, por sua vez, está o deputado federal Reguffe, que obteve 19%. Já Joaquim Roriz, lidera o cenário com 33% das intenções dos votos.

No cenário 2, a pesquisa exclui Agnelo Queiroz, e dá lugar a Tadeu Fillippelli. Com isso, a simulação ficou da seguinte maneira: Joaquim Roriz liderando a pesquisa com 34%. Cristovam Buarque com 21% das intenções de votos, seguido por Rodrigo Rollemberg com 10%, e em último lugar, com apenas 5% das intenções dos votos, está Tadeu Fillippeli. Brancos e nulos 23%. Não opinaram 7%.

No cenário 3, Roriz lidera a corrida com 33% das intenções de votos. Em segundo lugar, Cristovam Buarque com 20%, seguido por Rollemberg, com 11%, e por ultimo, Agnelo Queiroz, que aparece apenas com 9% das intenções de votos. Votos brancos e nulos, 21%%. Não opinaram 6%.

A pesquisa não incluiu os nomes do ex-governador José Roberto Arruda (PR), do deputado federal  Pitiman (PSDB), nem da deputada Eliana Pedrosa(PPS), deixando assim, o caminho livre para que o ex-governador Joaquim Roriz, fosse o mais citado pelos eleitores na corrida ao palácio do Buriti em 2014. Na amostra, Roriz liderou todos os cenários colocados pelo instituto.

A margem de erro estimada é de 2,5 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa adotou amostra estratificada por cotas, com o total de 1.600 entrevistas. O levantamento de campo foi realizado entre os dias 21 e 25 de setembro.

Por Jean Marcio Soares

Da Redação

Fonte: redacao@guardiannoticias.com.br