O finado Ken Humano já tem um sucessor. É o ex-secretário da Gestão e Previdência do governo de Roseana Sarney, Fábio Gondim (PT), que fracassou como candidato a deputado federal nas eleições de 2014, apesar do expressivo apoio recebido pelo clã Sarney. Briancadeiras à parte, publicadas no Blog Marrapá, a situação é delicada para o atual secretário de Saúde do DF.
O vaidoso Fábio Gondim resolveu atacar o conhecido blogueiro brasiliense Fred Lima. Disse que existem interesses por trás de uma publicação do jornalista. E classificou de “rumores plantados por aqueles que estão tendo os interesses contrariados”. A nota do secretário diz ainda que essas notícias são uma tentativa de desestabilizar a equipe da Secretaria de Saúde.
Desestabilizar o quê? Existe algo estável, correto, em pleno funcionamento na Secretaria de Saúde do Distrito Federal? Por outro lado é bom lembrar que onde há alguém ligado à família Sarney, que sucateou o estado do Maranhão e que agora tenta dar pitacos (e talvez fazer bons negócios na bilionária Secretaria de Saúde), há temor sim.
Gondim se tornou o queridinho do clã Sarney e desembarcou na SES após um período longe do Maranhão onde não deixou saudades. Basta perguntar aos blogs de lá. O deslumbrado secretário de Saúde do DF não é médico nem gestor competente, e acha que está fazendo um grande trabalho. No mínimo não deve assistir aos telejornais da cidade, porque o assunto “CAOS NA SAÚDE PÚBLICA” é diário, dolorido, revoltante e reflete o tamanho da incompetência de quem até agora não mostrou a que veio, apesar dos belos e caros ternos que ostenta.
O grande problema de autoridades incompetentes na história do DF, é colocar a culpa pelas notícias negativas nos blogs, intimidar jornalistas ou fazer insinuações caluniosas no claro intuito de esconder o que fazem de errado. Como já disse antes, políticos passam, mas os blogs sérios permanecem defendendo o erário e a população.
Por último, quem tem muitos interesses na Secretaria de Saúde do DF não são os blogueiros, mas sim, alguns indivíduos que faturam com a inércia da pasta. Estão de olho no caos para se instalarem definitivamente na cidade, com suas Organizações Não-Governamentais e empresas.
Na SES, há sintomas quase explícitos de que estão vendendo dificuldades para vender facilidades. Investigações quase secretas já revelam muita coisa do que realmente ocorre desde janeiro nos bastidores, gabinetes e quartos de hoteis do DF envolvendo gente que vive às custas do orçamento da saúde.
Enquanto isso, a população sofre com o desmando de quem deveria dar o bom exemplo e mostrar serviço, mas que prefere atacar de forma feroz e até leviana, jornalistas e blogueiros que emitem opinião ou notícia sobre a tumultuada administração do gestor que não conseguiu consertar o Maranhão.
Já que o secretário de Saúde não respeita a cidade, a população e os jornalistas que relatam seus desmandos no comando da pasta, que tal um conselho? Gondim, volte correndo para o Maranhão, porque o DF não é quintal dos Sarney. Pode ter certeza disso!
E governador Rodrigo Rollemberg, por favor, respeite a cidade que você disse amar durante a campanha eleitoral de 2014. Coloque gente da cidade nos principais cargos do GDF, ao invés de importar falsas soluções de outros estados. E que a sua equipe de Comunicação aprenda a respeitar quem de fato se comunica com a população.
Afinal de contas, os blogs tiveram intensa importância na sua vitória, não é mesmo, governador? Por quê agora permite que sua equipe de almofadinhas ataque os principais blogueiros da cidade? Que raio de governo é esse do PSB? Fizeram pós-graduação com Hitler? Hugo Chavez?
Fred Lima tem muito mais valor para a nossa cidade, governador, do que Fábio Gondim, que nem estava aqui para pedir votos para você. É preciso valorizar nossa cidade e não entregá-la nas mãos de quem finge saber o que faz.
Sua equipe precisa aprender a ser mais humilde, porque eles estão no poder, mas não são o poder. Já a imprensa, é o poder que ouve, defende e luta pela população. Merece respeito sim. Aliás, os blogueiros do DF são verdadeiros vereadores, porque ouvem os moradores e cobram das autoridades constituídas, soluções ou explicações.
Só para lembrar: Dois fatores liquidaram o governo de Agnelo Queiroz (PT): a falta de sensibilidade com a nova mídia, e companheiros incompetentes e inconsequentes em cargos estratégicos.
Pelo visto, Rollemberg tenta copiar o ex-amigo petista. Está dando certo. Basta ver as pesquisas…
Donny Silva
Brasiliense, jornalista e blogueiro