A Fundação FHC (FFHC) realiza nesta terça-feira, 18 de abril, a partir das 11 horas da manhã (horário de Brasília), o webinar “A Extrema Direita nos EUA e no Brasil: diferenças e similaridades“. Como o próprio título sugere, o objetivo do evento é entender o que aproxima e o que distingue a extrema direita norte-americana, reunida em torno de Donald Trump, e a brasileira, que vê no ex-presidente Jair Bolsonaro a sua principal liderança.
Para o debate, a Fundação FHC convidou a socióloga norte-americana Cynthia Miller-Idriss. Professora da American University (Washington D.C), ela dirige o Laboratório de Pesquisa e Inovação de Polarização e Extremismo (PERIL). Colabora com agências de política, segurança, educação e inteligência nos EUA, Nações Unidas e em outros países sobre tendências do extremismo violento doméstico e estratégias de prevenção e desengajamento. Seu livro mais recente é “Hate in the Homeland: The New Global Far Right” (Princeton University Press, 2020).
O outro convidado é o doutor e mestre em Ciência Política pela USP e professor da FGV-EAESP, Guilherme Casarões. Com pesquisas e artigos publicados sobre política externa brasileira, extrema direita e nacionalismo religioso, relações Brasil-Oriente Médio e relações internacionais, ele é um dos coordenadores do Observatório da Extrema Direita.
Clique aqui para se inscrever. |
Sobre a Fundação FHC – A Fundação Fernando Henrique Cardoso é um think tank brasileiro apartidário e sem fins lucrativos, inaugurado em 2004, que têm um duplo propósito: produzir e disseminar conhecimento sobre os desafios do desenvolvimento e da democracia no país em sua relação com o mundo; e preservar e disponibilizar os arquivos de Ruth e Fernando Henrique Cardoso, além de outros familiares e amigos do casal, contribuindo, assim, com a documentação de parte da história da vida política e intelectual do Brasil.