Eleitores de cinco municÃpios vão à s urnas neste domingo (5) para escolher novos prefeitos em eleições suplementares. Os mandatários eleitos deverão ficar no cargo até dezembro de 2024.
Esse tipo de eleição ocorre quando há a anulação de mais da metade dos votos concedidos ao candidato ao Executivo, no caso, prefeito, com registro indeferido.
NotÃcias relacionadas:
- TSE cria grupo de trabalho para discutir desinformação na internet.
- Fraude em cotas de gênero faz TSE anular votos em dois municÃpios.
Desta vez, os pleitos ocorrem em Capão do Cipó, Miraguaà e Redentora, no Rio Grande do Sul; Iaciara, em Goiás; e Ipanguaçu, no Rio Grande do Norte. Em dois municÃpios gaúchos, Caseiros e São Francisco de Assis, a votação foi suspensa por liminar (decisão provisória) até que recursos contra a cassação dos prefeitos sejam julgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).Â
Nas eleições suplementares, as urnas ficam abertas das 8h à s 17h, sempre no horário local da votação. Assim como em qualquer pleito organizado pela Justiça Eleitoral, para votar basta levar um documento oficial com foto.Â
São aceitos, por exemplo: e-TÃtulo, carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro de valor legal equivalente – inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei –, certificado de reservista, carteira de trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação.
Mesmo quem cadastrou biometria precisa levar o documento com foto.
Ouça na Radioagência Nacional:
Â
Fonte: Agência Brasil