A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) é um espaço de lutas políticas importantes em defesa dos interesses da população. É motivo de muita honra assumir a presidência da CLDF, principalmente em um momento de profundas mudanças políticas no Distrito Federal.
Em 60 dias de nova gestão, o trabalho na CLDF tem sido pautado pelo compromisso com a população que sinalizou o desejo por um novo capítulo na história do DF. É com esse forte sentimento que a nova gestão tem desempenhado sua função na Casa.
Uma das primeiras medidas adotadas foi a de levar a CLDF até o povo, por meio do projeto Câmara em Movimento. Graças a ele, os deputados distritais criam oportunidade para que os cidadãos compreendam melhor qual é a função dos parlamentares e como funciona uma sessão ordinária da Câmara Legislativa. O projeto prevê a realização de sessões em todas as cidades do DF.
O projeto Câmara Em Movimento confirma nosso compromisso em focar na transparência e no relacionamento aberto e democrático com a população. É importante registrar que a iniciativa só foi possível graças ao apoio imediato e grande empenho de todos os pares, que compreenderam a necessidade de uma nova forma de relacionamento com o povo.
Apesar de todas as divergências ideológicas, os deputados distritais estão todos interessados na causa comum de servir a população. É por isso que, em tão pouco tempo, foi possível mudar tantos aspectos importantes da CLDF em benefício do cidadão.
A promulgação da emenda à Lei Orgânica nº 86/2015 e a assinatura do termo de cooperação entre a Câmara Legislativa e a Defensoria Pública do DF também são duas conquistas que a Casa não pode deixar de comemorar. Graças a essas ações, já há um posto da Defensoria, localizado na Praça do Servidor, para atender o cidadão nas questões familiares, de registro público e de órfãos e sucessões.
Também merece agradecimento sincero o empenho de todos os funcionários da Casa que, nesses primeiros 60 dias, não mediram esforços para viabilizar com seu trabalho todas as iniciativas que adotamos. Sem o empenho de cada um, nada disso teria sido viável.
E, já que estamos ainda no Mês da Mulher, registro um agradecimento especial às servidoras da Câmara Legislativa do Distrito Federal que deixam suas famílias, lares para enfrentar múltiplas jornadas e, muitas vezes, permanecem até tarde na Casa para ajudar no bom funcionamento do Legislativo.
A grande bandeira que congrega todos os deputados distritais é a de assegurar uma vida decente às famílias do Distrito Federal. A luta para garantir uma vida mais digna à população deve ser a mola-mestra do trabalho a ser desempenhado nos próximos anos na CLDF.
Para a saúde – que ainda é um pesadelo para os moradores do DF – é preciso somar forças. É preciso viabilizar mais recursos, melhor gerenciamento e mais atenção à saúde da família. É urgente que seja oferecido na nossa rede pública um atendimento universal, gratuito e de qualidade, como prescreve a Constituição.
A bandeira da justiça social também deve sempre nos acompanhar. Não podemos apenas nos orgulhar das maravilhosas qualidades da capital federal, mas entender que é preciso avançar muito, no campo social, para que todos possam beneficiar-se da qualidade de vida reconhecida internacionalmente, mas ainda inacessível para a maioria do povo.
É preciso reconhecer as imensas lutas que as mulheres ainda precisam travar para garantir seu espaço. Mas também podemos comemorar conquistas como a Lei Maria da Penha, assim como a recém-aprovada Lei do Feminicídio, que transforma em crime hediondo o assassinato de mulheres decorrente de violência doméstica. E essa luta importantíssima também estará sempre presente, como prioridade, na pauta da CLDF.