Na solenidade de entrega da Irmanação das cidades de Diamantina (MG) com Třeboň (República Tcheca), hoje (23), no Memorial JK, o deputado Luiz Pitiman, pré-candidato do PSDB a governador de Brasília, sugeriu ao embaixador tcheco, Jiri Havlík, uma nova irmanação de cidades: Brasília e Praga. O embaixador gostou da ideia.
Em nome da família Kubitschek, a presidente do Memorial JK, Anna Christina, lembrou a origem de sua família. “Foi em Třeboň que o carpinteiro Jan Nepomuk Kubitschek viveu e com muita coragem emigrou para o Brasil, em 1831”, disse Anna Christina, referindo-se ao bisavô de Juscelino.
A Irmanação foi aprovada nas duas cidades. Em Diamantina, pela Lei 30/2013, em agosto do ano passado, que declarou Diamantina como cidade irmã de Třeboň, objetivando o estabelecimento do intercâmbio econômico, cultural, político e social entre as cidades. Em Třeboň, na República Tcheca, a irmanação foi aprovada na reunião do Conselho da cidade em 4 de setembro de 2013.
A cidade de Třeboň fundada em 1150, está situada no centro da região de Třeboňsko, na Boemia do Sul, República Tcheca, a 140 km da capital Praga, e tem 9 mil habitantes. É uma pitoresca vila balneária com grandes riquezas da arquitetura renascença e barroca, e um centro histórico lindo. Toda a área de Třeboň fica entre castelos medievais e vilas típicas.
Considerada o centro da cultura do peixe, com harmonia entre a atividade humana e a natureza, Třeboň tem como principais fontes de renda a produção de peixe de água doce (carpa), o turismo de saúde (SPA) e as atividades recreativas e de família, principalmente o ciclismo.
Fonte: Assessoria