São Paulo, 25 de outubro de 2023 – Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, afirmou que o melhor investimento para ser feito está na primeira infância. Para ele, é necessário um olhar transversal para as mais diversas áreas sociais. “Educação é uma questão de saúde pública. Na creche a criança tem acesso a cuidados, alimentação, entre outros pontos. O melhor investimento é nas crianças”. A declaração foi feita durante o X Simpósio Internacional de Desenvolvimento na Primeira Infância. O evento ocorreu nesta quarta-feira (25), em Brasília.

Crédito Pedro França/Divulgação

O evento é uma iniciativa do NCPI (Núcleo Ciência pela Infância) e reuniu, especialistas e gestores públicos com o intuito de disseminar conhecimento para a implementação de políticas públicas com base em evidências. A 10º edição do Simpósio teve como tema “Políticas públicas para um Brasil de infâncias plurais”.

Sobre o Simpósio Internacional do NCPI

Realizado desde 2011, é um evento bianual, que visa sensibilizar gestores de diferentes esferas sobre a importância de políticas públicas que gerem impacto positivo na vida das crianças pequenas e suas famílias, sobretudo as mais vulnerabilizadas. A cada edição, são convidados especialistas das principais universidades, organizações não-governamentais e instituições públicas do Brasil e do exterior para abordar temas atuais sobre o desenvolvimento da primeira infância. Mais de 20 mil pessoas participaram presencialmente e de modo online das 9 edições anteriores do evento.

 

Sobre o Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI)

Criado em 2011, o NCPI é uma coalizão que tem por objetivo produzir e disseminar conhecimento científico sobre o desenvolvimento da primeira infância para promover e qualificar programas e políticas públicas para crianças brasileiras em situação de vulnerabilidade social. O NCPI é composto, atualmente, por cinco organizações: Fundação Bernard van Leer, David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper e Porticus.
Mais informações à imprensa: