Os advogados Rodrigo Queiroga e Carlos Vieira, do Escritório Queiroga, Vieira, Queiroz & Ramos Advocacia (QVQR), em Brasília, foram convidados a participar do encontro de especialistas para debater e aprimorar teses estratégicas da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), no Rio de Janeiro.
Mestre em Direito Constitucional, além de professor de Pós-Graduação em Direito Eleitoral, o advogado Rodrigo Queiroga e o Mestre em Direito, Especialista em Processo Civil e Especialista em Direito Civil, o advogado Carlos Vieira, foram convidados para participar do Encontro de Advogados promovido pela Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), no Centro de Convenções Mourisco Salão, no Rio de Janeiro.
O objetivo foi discutir as teses estratégicas da instituição que busca aprimorar o atendimento e os projetos oferecidos aos clientes, como explica Carlos Vieira. “Importante evento para unificar a estratégia de defesa do cliente, levando em consideração as particularidades de todo o país”, ressaltou Vieira.
No encontro foram colocados em pauta temas como previdência complementar a partir da inovação e gestão de equipes, os desafios para a estruturação de dados para garantir eficiência jurídica e estratégia processual – petições e modelos. Assuntos que, de acordo com o advogado Rodrigo Queiroga, são essenciais para uma gestão previdenciária eficiente para uma instituição do porte do Banco do Brasil. “Conhecer o funcionamento jurídico da previdência e melhorar as atuações no Direito são ferramentas que garantem uma segurança jurídica, não só para o Banco do Brasil, mas, também, para aqueles que usufruem dos planos de aposentadoria privada.”, afirma Queiroga.
Ao todo, foram 12 palestras e um dia inteiro de apresentações.
PREVI
Criada em 1904, antes mesmo da Previdência Oficial no País, a Previ – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil está entre os maiores fundos de pensão da América Latina.
A Previ é uma entidade fechada de previdência e seus participantes são funcionários e aposentados do Banco do Brasil, pensionistas, colaboradores do quadro próprio da Previ e familiares dos associados. A Instituição trabalha para garantir a esses participantes benefícios previdenciários complementares aos da Previdência Oficial, de forma a contribuir para a qualidade de vida dos associados e de seus dependentes.
Os recursos da Previ são provenientes, essencialmente, das contribuições pessoais e patronais, além de outras contribuições especiais previstas no Estatuto ou em instrumento específico. Estes recursos são investidos de maneira diversificada, de acordo com a Política de Investimentos, que é revista anualmente de forma criteriosa, de acordo com a necessidade de cada Plano de Benefícios.
As Políticas de Investimentos são elaboradas com o objetivo de buscar a melhor rentabilidade possível, a fim de cumprir com o dever fiduciário de pagamento de benefícios, razão de ser da Previ.