Foto: Reprodução

Nomeado pelo presidente da República, Michel Temer, o advogado Jackson Di Domenico tomará posse como desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) nesta quinta-feira (31), às 17h, no edifício sede do órgão. O nome do jurista foi o primeiro da lista tríplice indicada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Ele ocupará a vaga deixada pelo juiz substituto Dr. Telson Luís Cavalcante Ferreira, que concluiu o biênio 2015/17. A nomeação ocorreu dia 24 de agosto e foi publicada no Diário Oficial da União do dia 25 de agosto.

Mestrando em Direito Constitucional pelo IDP (Instituto de Direito Público de Brasília), pós-graduado em Direito Eleitoral pelo UniCEUB (Centro Universitário de Brasília), pós-graduado em Direito Público pela Faculdade Projeção e graduado pelo UniCEUB, Jackson Domenico trilhou brilhante carreira na área jurídica. Em 2003 fundou o escritório Domenico Advogado Associados, que hoje conta com as sócias Jaqueline Di Domenico e Larissa Friedrich, além de mais de 20 profissionais e parceiros, como magistrados aposentados das Cortes Superiores. O escritório atua nas áreas de direito tributário, empresarial, agronegócio e eleitoral.

Constantemente atuando em casos de repercussão nacional, como o da cassação do diploma de um governador de Santa Catarina, da Operação Caixa de Pandora, entre outros, o advogado contribui com frequência para artigos publicados em mídias jurídicas e mídia tradicional, além de ministrar palestras.

Consciente da importância de desenvolver ações de responsabilidade social, Domenico é Secretário Nacional da Comissão Especial de Acompanhamento Legislativo do Conselho Federal da OAB (2016/18), presidente da Comissão de Assuntos Legislativos da OAB/DF (2103/18) e conselheiro da referida Ordem. Foi presidente da Coordenação das Comissões da OAB/DF em 2014/15.

O jurista também atua como diretor de comunicação do IADF (Instituto de Advogados do Distrito Federal) desde 2009. De 2003 a 2016 foi tesoureiro-geral do Instituto dos Direitos Universais (IDU) e de 1999 a 2016 foi presidente da União de Intercâmbios Políticos do Mercosul (UNIPEM). Entre 2010 e 2012 foi conselheiro da Casa D´Itália, em Brasília. É árbitro do Centro Brasil de Mediação e Arbitragem (CEBRAMAR).

Sua atuação profissional e social lhe rendeu a medalha de comendador Nobre Cavaleiros dos Dragões da Independência em 2017; a medalha Mérito Profissional em Ciências Jurídicas pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura em 2016 e a medalha de comendador Cruz do Mérito do Empreendedor em 2013. Em 2014 recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília.

Natural de Riqueza (SC), Jackson Di Domenico reside em Brasília desde 1996. É casado com Nádia Santolli e pai de Joseph de dois anos de idade. Fala inglês, espanhol e italiano. Entre 2001 e 2002 morou nos Estados Unidos, onde fez estágio na Embaixada do Brasil, em Washington DC.

 

Fonte: Blog do Callado

 

Todo o conteúdo exposto por comentários nas matérias deste site é de responsabilidade de seus respectivos autores. Por favor leia nossa Política de comentários antes de comentar.