A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu hoje (6), em portaria publicada no Diário Oficial da União, situação de emergência em Araraquara, no interior de São Paulo, atingido por fortes temporais.
A situação de emergência permite à administração municipal agilidade na adoção de medidas, superando burocracias, por exemplo, na liberação de recursos federais para ações de atendimento à população e erviços necessários para a recuperação de áreas afetadas por desastre natural.
NotÃcias relacionadas:
- Ministros visitam Araraquara para verificar danos causados pela chuva.
- Bombeiros buscam menina que sumiu em córrego em Araraquara.
Os ministros Jader Filho, das Cidades, e Waldez Góes, da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, estão em Araraquara visitando as regiões mais atingidas pelos recentes temporais.
Acompanhados pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wokff, Jader Filho e Góes deixaram BrasÃlia no inÃcio da tarde dessa quinta-feira (5), por decisão, segundo Góes, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Estado de alerta
Atingida por fortes chuvas na última semana de 2022, Araraquara aguarda a liberação de recursos federais e estaduais para dar inÃcio à s obras mais complexas de recuperação da infraestrutura danificada pela força das águas.
Apesar de as chuvas mais fortes terem ocorrido na semana passada, Araraquara continua em estadode alerta. Até o fim da tarde de ontem, ao menos nove pontos da cidade estavam total ou parcialmente interditados.
Segundo a Defesa Civil estadual, no último dia 28 choveu, em apenas seis horas, o equivalente a 200 milÃmetros. Além de muitos estragos, o temporal causou ao menos cinco mortes e o desaparecimento de uma criança de dez anos. As vÃtimas pertencem a uma mesma famÃlia e estavam em um veÃculo arrastado pelas águas de um córrego que transbordou.
Fonte: Agência Brasil