O número de roubos na região central de São Paulo caiu 25% na última semana de julho em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado evidencia tendência de queda no indicador, que recuou pela 17ª semana consecutiva na área do 3º e 77º DP.

Em números absolutos, entre os dias 24 e 30 de julho, os roubos foram de 133 para 100 registros, ou seja, 33 casos a menos. Já os furtos, na mesma semana, recuaram 4%, passando de 229 para 219.

Em comparação com a última semana de março, quando o Sistema de Diagnóstico das Cenas Abertas de Uso foi implementando, os furtos caíram 30%, de 311 para 219. Os roubos, por sua vez, diminuíram ainda mais, de 190 para 100, 47% a menos.

Os dois crimes também seguem em queda na comparação mensal com o ano passado. Em abril, os furtos e roubos caíram 19,1% e 8,1%, respectivamente. Em maio, furtos recuaram 22,6% e roubos 20,3%. Já no mês de junho, a redução foi de 0,6% nos furtos e 14,4% nos roubos.

A queda dos índices indica um progresso contínuo das forças de segurança no combate à criminalidade no centro de São Paulo. Uma das principais medidas foi o reforço no policiamento ostensivo com 120 homens nas ruas da região.

Além disso, está em andamento com o Tribunal de Justiça o processo de implementar a tornozeleira eletrônica em presos liberados após audiências de custódia. A ação é uma medida para evitar a reincidência criminal, que prejudica a segurança da área central.

Outra medida em andamento é a parceria com o poder judiciário para os policiais poderem monitorar mais de perto os infratores que estão cumprindo pena em liberdade, seja ela qual for, e verificar se eles cumprindo corretamente as regras do regime determinado.

 

Fonte: Governo do Estado de São Paulo