O Procon-SP notificou a empresa Eventim Brazil para, no prazo de sete dias, apresentar informações e documentos relacionados à comercialização de ingressos para diversos shows realizados e a realizar, em São Paulo. A grande quantidade de reclamações de consumidores relatando dificuldades para a compra de ingressos, que têm sido recorrentes, motivaram a Fundação a adotar a medida.

 

Na notificação, enviada e recebida nesta sexta-feira, 11 de agosto, o Procon-SP solicita que a empresa informe a quantidade de ingressos comercializados na pré-venda e ao público consumidor em geral, via internet/meio eletrônico e bilheterias; que especifique as modalidades inteira e meia-entrada, os setores (pista/vip/premium/camarote etc.) e os respectivos valores cobrados em cada um dos shows, com comprovação documental.

 

O Procon-SP também quer explicações sobre o tempo decorrido entre o início das vendas e o esgotamento dos ingressos disponíveis, em cada um dos eventos, considerando que há relatos de consumidores de que em 3 minutos já não havia mais ingressos disponíveis; se há imposição de limites para a compra dos ingressos ao público consumidor em geral e como os consumidores eram avisados desta limitação.

 

Além disso, a Eventim precisará explicar como há ingressos à venda em plataformas digitais de terceiros a preços acima dos oficiais, enquanto no site oficial foram rapidamente esgotados; quais os mecanismos adotados para se evitar que grandes quantidades de ingressos cheguem às mãos de “cambistas” e empresas terceirizadas, dentre outros esclarecimentos importantes para os especialistas do órgão de defesa avaliarem.