A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, levará até 10 artesãos do Mãos e Mentes Paulistanas para participar da Virada Cultural 2025.

 

O evento, um dos mais importantes do calendário cultural da capital, será realizado nos dias 24 e 25 de maio e contará com a presença dos empreendedores manuais na feira que acontecerá na Praça do Largo do Arouche.

 

“A cultura da capital é marcada pela diversidade e criatividade, e o artesanato é uma expressão viva dessa identidade. A presença dos artesãos do Mãos e Mentes Paulistanas na Virada Cultural reforça a importância de valorizar o trabalho manual como parte fundamental da cultura paulistana, além de abrir novas oportunidades de visibilidade e geração de renda para esses empreendedores”, declara o secretário Rodrigo Goulart.

 

As inscrições vão até 18 de maio e a seleção se dará por seleção da curadoria de produtos, que avaliará itens como técnica, segmento, acabamento, matéria-prima utilizada, criatividade, design e regionalidade.

 

Neste chamamento, serão aceitos produtos dos segmentos de bolsas e acessórios, roupas, bijuterias e decoração inspirados na cultura urbana, na diversidade paulistana e na ocupação criativa dos espaços públicos.

 

Por se tratar de um evento que ocorre durante 24 horas, os artesãos interessados poderão escolher uma das seguintes opções para se inscrever:

 

  • 24 horas de participação, das 18h do dia 24 de maio, até às 18h do dia 25 de maio. Neste caso, o artesão poderá indicar um preposto para trocas de turnos de atendimento;
  • 12 horas de participação noturna, das 18h do dia 24 de maio até às 6h do dia 25 de maio;
  • 12 horas de participação diurna, das 6h às 18h do dia 25 de maio.

 

Além de ser credenciado no Mãos e Mentes Paulistanas e ter sua produção autoral em acordo com os produtos supracitados, para participar é preciso enviar de cinco a dez fotos de diferentes produtos para curadoria e estar certificado em uma das 15 (quinze) turmas de cursos ou ter concluído os seguintes 02 (dois) cursos de qualificação gratuitos do programa: Coleção Organizada: Do Planejamento à Produção (antigo: Planejamento de Coleção) e Modelagem de Negócio.

 

Sobre o Mãos e Mentes Paulistanas

 

Lançado em 2019 pela Secretaria Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, o Mãos e Mentes Paulistanas oferece oportunidades de comercialização e qualificação empreendedora, com o objetivo de desenvolver o setor do artesanato e manualidades da cidade.

 

Além de feiras de artesanato em todas as regiões da Capital, a iniciativa conta com oito pontos fixos de venda localizados nos Shoppings Center Norte, Metrô Itaquera, Center 3, Lar Center, SP Market, Anália Franco, Vila Olímpia e Frei Caneca. Todos os participantes são empreendedores manuais da cidade credenciados e qualificados pelo Mãos e Mentes Paulistanas.

 

Interessados em se credenciar e participar das ações do programa podem se inscrever pelo link.

 

Serviço

Feira de Artesanato no Evento Virada Cultural

Inscrições até 18 de maio pelo link

Data: 24 e 25 de maio

Horário: das 18h de sábado às 18h de 25 de domingo

Vagas: 10 vagas

Local: Praça do Largo do Arouche

Endereço: Praça do Largo do Arouche