O governador Tarcísio de Freitas visitou nesta quarta-feira (3) importantes eixos de escoamento de produção e mobilidade urbana do interior do estado. Em Itatiba, entregou o trecho de 8,2 km de extensão da via perimetral, obra que amplia a segurança viária e garante acesso a importantes rodovias da região de Campinas. Em Rio Claro, anunciou o início das intervenções na rodovia Washington Luís, no trecho entre Cordeirópolis e Corumbataí, com geração imediata de 300 postos de trabalho.
“A gente está entregando no dia de hoje essa perimetral sonhada há 40 anos, e que vai tirar o trânsito pesado, que passava por dentro da cidade. E a gente vai além, vamos começar a duplicação de 1.8 km na continuação da perimetral e vamos fazer o dispositivo de intersecção à Rodovia D. Pedro I, de maneira que no ano que vem, no mais tardar, ambas possam estar prontas”, afirmou o governador.
A visita do governador ao interior paulista contou com a presença do secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, parlamentares, gestores, entre outras autoridades. Os dois empreendimentos de expansão e melhoria da malha paulista integram o programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo.
A Perimetral de Itatiba ganhou duas faixas de rolamento por sentido, além de uma base do Serviço de Atendimento ao Usuário e duas balanças móveis. Com investimento de R$ 167,9 milhões, a nova via interliga as rodovias Dom Pedro I (SP-065), Engenheiro Constâncio Cintra (SP-360) e Romildo Prado (SP-063), que cortam a região de Campinas.
O empreendimento foi executado pela concessionária Rota das Bandeiras e gerou 940 postos de trabalho (310 diretos e 630 indiretos) durante o andamento do projeto. Foram construídas sete obras de arte especiais, com destaque para o trevo de conexão da nova rodovia com a rodovia Luciano Consoline (SP-063), estruturas de contenção, equipamentos de sinalização e elementos de segurança.
A nova rodovia vai atender a uma demanda inicial de 5,6 mil veículos/dia e contribuir para a retirada do tráfego de veículos pesados do sistema viário municipal, melhorando a mobilidade e a segurança viária para usuários, beneficiando também o escoamento da produção que ganha uma nova ligação entre o Corredor Dom Pedro e o sistema Anhanguera-Bandeirantes.
O projeto da Perimetral de Itatiba atende também às necessidades e cuidados com os animais, com cinco passagens de fauna construídas ao longo do trecho, incluindo duas passagens aéreas para a travessia de animais arborícolas, como macacos, preguiças e ouriços.
Rodovia Washington Luís (SP-310)
Ainda no interior paulista, Tarcísio de Freitas anunciou, em Rio Claro, o início das obras de construção da terceira faixa de rolamento e implantação de dispositivo de entroncamento na Rodovia Washington Luís (SP-310). Os trabalhos serão executados no trecho de Cordeirópolis, na altura do km 153, no entroncamento com a Anhanguera (SP-330), e seguirão até o km 193, em Corumbataí.
“São Paulo tem tido essa ousadia de fazer obras importantes. Por isso que a gente está preparando o estado para que a gente possa ser capaz de fazer mais obras, mais ferrovias, rodovias, mais terceiras faixas, faixas adicionais, enfim, tudo aquilo que precisa ser feito em uma cidade para melhorar a infraestrutura, a mobilidade e a logística”, acrescentou Tarcísio.
O empreendimento será executado pela concessionária Eixo-SP e conta com investimento de R$ 259 milhões e geração imediata de 300 novos postos de trabalho. A obra acrescentará 40 quilômetros de nova faixa em ambos sentidos, interior e o capital, e receberá dispositivo de entroncamento no km 157, melhorar a fluidez e a segurança do tráfego na região.
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