Chegando na sua 12ª edição, a 8½ Festa do Cinema Italiano realizará sua pré-estreia na cidade de São Paulo, no dia 25 de junho, exibindo o longa-metragem “Glória!”. Realizado no Espaço Petrobras de Cinema, a pré-abertura receberá o público com um coquetel, seguido da exibição do filme às 20h30.

A Generali é a patrocinadora do evento pela sexta vez, exibindo 11 filmes ao todo. Na cidade de São Paulo, a Festa estará presente nas salas dos cinemas Espaço Petrobras de Cinema, REAG Belas Artes, Reserva Cultural e Cine Satyros Bijou, entre 26 de junho a 2 de julho.

A iniciativa reforça o compromisso da Generali com a valorização da cultura italiana e o fortalecimento de laços com o Brasil. A seguradora, que atua há 100 anos por aqui, já apoiou eventos e espaços como exposições e mostras nesse sentido. Desde 2020, a Generali é a patrocinadora principal da Festa do Cinema Italiano no Brasil, assegurando a viabilização do festival e apoiando seu crescimento.

“A Itália faz parte do DNA da Generali. Por meio dessa parceria, demonstramos mais uma vez nosso comprometimento com a cultura, a arte e a conexão entre os países, levando ao público brasileiro filmes que traduzem a pluralidade e a criatividade do cinema do país onde a Generali nasceu”, afirma a Diretora Comercial & Marketing da Generali Brasil, Claudia Lopes.

A Festa do Cinema, também irá exibir títulos no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Caxias do Sul, dentre outras cidades. O festival é reconhecido como o principal encontro dedicado ao cinema da Itália e oferece ao público uma seleção de obras contemporâneas, encontros com profissionais do setor e exibições exclusivas.

Este ano, a amostra recebe como convidado especial o montador italiano Jacopo Quadri, consagrado com o prêmio David di Donatello. Dois filmes dele também serão exibidos no evento, sendo “A Grande Ambição” e “Felicità”. Ao todo, 11 obras estarão disponíveis com destaque a “Vermiglio”, estrado no Festival de Veneza de 2024.

A 8½ Festa do Cinema Italiano é uma realização do Ministério da Cultura, da Associação Il Sorpasso e da Risi Film Brasil, com o apoio da Embaixada da Itália, da rede diplomático-consular italiana no Brasil, dos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo. A organização logística é da Gal Cultural. A campanha de 2025 é inspirada na visão caleidoscópica do artista Bruno Munari, responsável pela elaboração do famoso cartaz da bebida Campari.

O Grupo Generali é um dos maiores do setor de seguros e gestão de ativos do mundo. Fundado em 1831, na Itália, está presente em mais de 50 países, com um total de prêmios de 95,2 bilhões de euros em 2024. Com cerca de 87 mil funcionários e 71 milhões de clientes, tem uma posição de liderança na Europa e uma presença crescente na Ásia e na América Latina.