Julho chegou e, com ele, uma programação especial nas unidades do Sesc São Paulo. São mais de 600 atividades em todo o estado, muitas delas gratuitas, para públicos de todas as idades, em diversas linguagens e formatos, pensadas para estimular a convivência e a criatividade. Oficinas, vivências musicais, exposições imersivas, ações voltadas à sustentabilidade e espaços lúdicos para crianças estão entre os destaques das férias.
Entre os dias 4 e 13 de julho acontece o FestA! – Festival de Aprender, em todas as unidades do estado e conta com mais de 460 atividades a maior parte gratuita – para todas as idades voltadas ao desenvolvimento artístico nas áreas de artes visuais e tecnologias muitas atividades para colocar a mão na massa, descobrir uma nova habilidade ou desenvolver uma que já existe.
Nessa linha o VEM – Venha Experimentar Música, acontece de 18 a 27/7 em diversas unidades, convida o público para vivenciar múltiplas possibilidades no universo musical. São mais de 90 atividades como shows, cursos, oficinas, exibições e vivências, todas gratuitas, que buscam sensibilizar pessoas de todas as idades para a música, por meio da exploração de sons, notas, ritmos, instrumentos e timbres, com ou sem conhecimento musical prévio e expandir as ações já realizadas nos Centros de Música do Sesc São Paulo para o mês de férias.
Também tem um convite para um mergulho lúdico e sensível nas relações com a natureza. A programação do Pra lá do Meu Quintal acontece entre 16 e 27 de julho nas unidades do Sesc Guarulhos, Mogi das Cruzes e Bertioga. Crianças e famílias são convidadas a refletirem sobre mudanças climáticas por meio de oficinas, instalações, vivências e ateliês nos Centros de Educação Ambiental – espaços permanentes de educação não formal que promovem o contato com a biodiversidade local e incentivam o engajamento socioambiental.
A programação no mês de férias inclui ainda um roteiro de exposições em cartaz em 12 unidades, com projetos que abordam temas como memória, identidade, pertencimento e ancestralidade. São 13 mostras que convidam o público a reflexões sensíveis e experiências imersivas. Entre os destaques estão Lugar Público, do artista catalão Antoni Muntadas, no Sesc Pompeia; Constelação Celestina, sobre a obra do fotógrafo Wagner Celestino, no Sesc Itaquera; e Pausa, de Stela Barbieri, no Sesc 14 Bis. Todas as exposições contam com entrada gratuita, recursos de acessibilidade e propostas educativas.
Entre os dias 9 e 19 de julho acontece o projeto Sesc nas Férias – São Miguel. Uma ação na Escola Estadual Deputado Manoel da Nóbrega, localizada em São Miguel – bairro da capital paulista, se dá devido ao Plano de Expansão do Sesc São Paulo, próximo de onde será implantado o futuro o Sesc São Miguel Paulista. Um convite ao público da região para participar de uma programação gratuita, diversa e interativa. A ação tem como foco o fortalecimento dos laços com a comunidade, a valorização da diversidade cultural e a promoção de vivências que incentivem o encontro e a troca entre artistas, produtores, educadores e população.
Além desses projetos, a programação regular das unidades segue com atividades voltadas ao público infantil, como contações de histórias, espetáculos, brincadeiras e oficinas.
Diversas unidades também contam com áreas voltadas para bebês e crianças de 0 a 6 anos e suas pessoas adultas de referência, são os Espaços de Brincar, ambientes lúdicos e interativos com livre acesso que contam com brinquedos, estruturas e acervos brincantes que desafiam as habilidades e instigam a imaginação.

Durante o período de férias, as unidades seguem com uma programação voltada à promoção da saúde e do bem-estar por meio do esporte e da atividade física. As unidades oferecem diferentes propostas de recreações livres e orientadas, oficinas e vivências esportivas para todos os públicos com foco no aprendizado de novas modalidades e no estímulo à prática regular de exercícios. As atividades também promovem a convivência entre crianças, jovens e suas famílias, reforçando o papel do esporte como espaço de encontro, troca e inclusão.

 

A programação completa está disponível no portal sescsp.org.br.