São José do Rio Preto, 21 de agosto de 2025 – O ex-vice-prefeito de São José do Rio Preto, Fábio Marcondes (PL), tornou-se réu em uma ação penal por injúria racial. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (21) pela 1ª Vara da Comarca de Mirassol/SP, dando início a uma nova fase no processo.
O caso remonta a fevereiro deste ano, após a partida entre Mirassol e Palmeiras. Na ocasião, Marcondes foi flagrado pela TV TEM chamando o segurança do clube, Adilson Antonio de Oliveira, de “macaco velho”. A ofensa motivou a abertura de inquérito policial para apurar o crime.
Concluída a investigação, o Ministério Público decidiu apresentar denúncia contra o ex-vice-prefeito e afastou a possibilidade de propor um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP). A Justiça aceitou a denúncia, transformando-o em réu.
Defesa da vítima
O advogado Euro Bento Maciel Filho, que representa o segurança, destacou a relevância da decisão:
“Com o acertado recebimento da denúncia, uma nova fase se inicia. Agora, o autor da ofensa é considerado réu e, para tentar evitar uma futura condenação criminal, com todas as suas consequências, terá de se defender no curso do processo.”
A partir de agora, Marcondes responderá formalmente à acusação e terá de apresentar sua defesa em juízo.