Municípios paulistas podem buscar recursos para ações de prevenção e mitigação de desastres naturais causados pela temporada de chuvas na Desenvolve SP. Por meio de um convênio do banco paulista com a Coordenação de Defesa Civil do estado as cidades poderão financiar rapidamente a compra de itens fundamentais como equipamentos especiais (veículos de tração 4×4 e geradores de energia, por exemplo).
É mais uma forma do Estado de São Paulo prevenir os problemas causados pelo excesso de chuvas nas temporadas de verão.
“Sabemos que o período de chuvas chega com uma série de riscos e por isso o Governo do Estado tem trabalhado e está fazendo investimentos importantes para se antecipar às ocorrências e salvar vidas. Agora, com essa linha de crédito oferecida pela Desenvolve SP, os municípios também terão a oportunidade de viabilizar a execução de obras de segurança e estruturais para evitar acidentes”, explica o governador Tarcísio de Freitas.
Os financiamentos estão enquadrados na nova linha de crédito Municípios Sustentáveis, que tem prazo de até 120 meses para quitação, incluindo carência de até 12 meses e taxa de juros de 0,25% ao mês (acrescidos da Selic). A parceria potencializa a solução de demandas da Secretaria da Casa Militar, responsável pela Coordenação da Defesa Civil, que ainda não puderam ser atendidas.
A secretaria recebe em torno de 200 pedidos por ano e, no escopo do Termo de Cooperação, o órgão direcionará à Desenvolve SP os pleitos de municípios que não podem ser atendidos por recursos próprios ou outros convênios. Desse modo, abre-se a possibilidade para o financiamento dos projetos nas condições especiais e diferenciadas oferecidas pela agência de fomento paulista.
O post Desenvolve SP e Defesa Civil financiam equipamentos e obras de segurança contra chuvas apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.