O Governo de SP começa na noite de hoje (5) o transporte do “tatuzão” que será utilizado nas obras da Linha-2 Verde do Metrô. O equipamento desembarcou no Porto de Santos, vindo da China, e será encaminhado em etapas. A principal e maior peça do equipamento, conhecida como Main Drive, será transportada nesta terça (6).
Uma operação especial será montada nas rodovias Anchieta (SP 150), Interligação Baixada (SPI-059/150), Imigrantes (SP 160), Rodoanel Mário Covas (SP 021) e SPA-086/021.
O peso total da composição (carga somada ao caminhão e a carreta) é de 325 toneladas. A principal peça pesa cerca de 190 toneladas e outras quatro megapeças tem pesos entre 85 e 138 toneladas (considerando toda a composição). Nesta segunda (5) e terça (6) as vias serão interditadas das 23h às 5h para a passagem dos equipamentos.
O tatuzão será transportado em várias partes – das quais, as cinco deslocadas nesta semana são as maiores. No total, a máquina pesa 2.740 toneladas e tem cerca de 100 metros de comprimento. Nos trechos rodoviários sob concessão, a operação terá a participação de mais de 30 profissionais das concessionárias Ecovias e SPMar e da ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo), além do apoio do DER, Polícia Rodoviária Militar (PMRv), e dos trabalhadores da transportadora especializada contratada para fazer o deslocamento.
Transporte da principal parte ocorre nesta terça-feira
O Main Drive tem 7,8 metros de comprimento e 6,65 metros de largura. O deslocamento através das rodovias do Sistema Anchieta Imigrantes (SAI) e do Rodoanel será feito a uma velocidade de 5 km/h em todo o percurso. Os bloqueios para o transporte da principal peça do Tatuzão, o Main Drive, serão realizados entre as 23h de terça-feira (6) e 5h de quarta-feira (7).
A previsão de chegada da carga na área de recuo da SPA 086/21 (antiga praça de pedágio no acesso do Rodoanel para o Complexo Viário Jacu Pêssego) é por volta das 4h. O local é um ponto estratégico para início do trajeto pelos viários municipais até a chegada ao canteiro de obras do Metrô, na Vila Formosa. A partir desse ponto, a operação passa a ser de responsabilidade da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que nos dias seguintes escoltará a carga pelas vias municipais de São Paulo.
SERVIÇO – INTERDIÇÕES
Para a realização da operação haverá os seguintes desvios:
O tráfego da pista Marginal Sul da Rodovia Anchieta (SP 150) será redirecionado para a Pista Central.
O trânsito no km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes será desviado para a Rodovia Anchieta através da Interligação baixada (SP 059);
Haverá os seguintes bloqueios:
– Alças de acesso da Pista Marginal da Anchieta entre o km 59 e 64;
– Km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes (SP 160)
– Alça do km 274 oeste da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055) – acesso a Imigrantes.
– Alça do km 274+200 leste da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055) – acesso a Imigrantes.
Trajeto da carga:
A subida da carga especial se dará a partir do km 64,5 ao km 59,1 da Marginal Sul da Rodovia Anchieta. A partir desse ponto acessa a Interligação Baixada (SP 059) com destino ao km 62 norte da Rodovia dos Imigrantes por onde seguirá até o km 26,77.
Nesse ponto, entra no Rodoanel (SP-021), altura do km 72, de onde seguirá até o km 86 para acessar a SPA-086/021, onde ficará estacionada na área de recuo da antiga praça de pedágio para a CET dar continuidade à operação em data já programada pela companhia de trânsito e o transportador. Os bloqueios rodoviários serão abertos conforme a passagem da carga especial.
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