Já parou para pensar sobre de onde vem o piso cerâmico presente em sua casa? Aquele que reveste da cozinha aos banheiros e, muitas vezes, até mesmo a área externa das residências. Pois saiba que se você mora no Estado de São Paulo, as chances de esse revestimento ter sido produzido no munícipio de Santa Gertrudes são bem grandes.
O Brasil é um dos principais protagonistas no mercado de revestimentos cerâmicos, com uma indústria que ocupa a terceira posição no ranking de maiores produtores do mundo, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer). Boa parte dessa produção sai do munícipio de Santa Gertrudes que, com pouco mais de 27 mil habitantes, carrega o título de “Capital da Cerâmica de Revestimento” – reconhecido pela Lei Estadual 16.751/2018.
A cidade, além de fazer parte, também dá nome ao Polo Industrial Cerâmico de Santa Gertrudes, formado pelos municípios de Limeira, Cordeirópolis, Santa Gertrudes, Rio Claro, Ipeúna, Piracicaba e Iracemápolis. São 26 indústrias cerâmicas associadas – responsáveis pela geração de 14 mil empregos diretos na região – que formam o maior polo da categoria na América Latina.