O resultado será divulgado pela Seduc-SP no dia 26 de janeiro de 2024

Termina nesta sexta-feira (22) o prazo para que estudantes da 3ª série do Ensino Médio que prestaram o Provão Paulista Seriado registrem a escolha de curso superior que desejam frequentar em 2024. A etapa de escolha é obrigatória para concorrer às 15.369 vagas de ingresso direto no ensino superior, por meio da iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP)

Até o momento, 57,17% dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio matriculados nas escolas estaduais, municipais, Escolas Técnicas (Etecs) e de outras redes públicas do país registraram a opção de cursos. Considerando o percentual de abstenção nos dois dias de Provão, cerca de 20% dos estudantes ainda precisam escolher qual — ou quais — cursos superiores desejam concorrer.

A escolha é semelhante à que acontece nos principais vestibulares do país. Ela permitirá à Vunesp (aplicadora da prova) e às universidades e faculdades parceiras a aprovação e classificação dos candidatos. O resultado será divulgado no dia 26 de janeiro de 2024.

Cada estudante pode optar por até 11 cursos diferentes. Nesta primeira edição, o Provão Paulista disponibilizará vagas no ensino superior na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), fruto da parceria inédita da Seduc-SP.

Para o processo de escolha, os alunos matriculados nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal do Provão Paulista por meio do endereço https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/ com nome e RA (registro do aluno). Alunos de outras redes devem fornecer nome e CPF.

O estudante poderá selecionar as opções nos três grupos — o primeiro da USP, Unicamp e Unesp, o segundo das Fatecs e o terceiro, da Univesp. Não é obrigatória a escolha de todas as opções e em todos os grupos. Isso fica a critério do estudante.

As opções são distribuídas da seguinte forma:

  • Escolha de três vagas no grupo da USP, Unesp e Unicamp para o primeiro semestre. Cada estudante pode escolher até três cursos, em duas dessas universidades. Por exemplo, dois cursos na USP — em qualquer campus — e um na Unesp. Ou dois cursos na Unesp e um na Unicamp. Não é possível escolher um curso em cada uma dessas três universidades, conforme regras do edital nº 1 de 2023 do Provão Paulista;
  • Após escolhidas as três opções no primeiro grupo, o estudante pode escolher até cinco opções nas Fatecs para o primeiro semestre;
  • Por fim, escolha de até três cursos da Univesp, neste caso para o segundo semestre de 2024.

É preciso que cada aluno confirme suas escolhas no portal. Elas estarão registradas no perfil de cada estudante.

Resultados

Os resultados serão divulgados no dia 26 de janeiro, quando os estudantes saberão sobre a aprovação em um dos cursos pretendidos. Como prevê o edital, serão divulgadas três chamadas unificadas, ou seja, com a nota e opções determinadas pelos estudantes. As instituições conveniadas no Provão Paulista Seriado também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às três organizadas pela Seduc-SP.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Candidatos do Provão Paulista têm até sexta para escolha dos cursos de preferência apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.

Fonte: Governo do Estado de São Paulo