O mês de maio marca a chegada de três novas bibliotecas multiuso em escolas públicas do Estado de São Paulo. As cidades de São Paulo (capital) e Osasco foram contempladas pelo programa Força para Crescer: Pontos de Leitura, que transforma salas de aula em ambientes vivos de leitura, imaginação e pertencimento. A Motiva, maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, expande o acesso à leitura para a população das comunidades do entorno de suas operações, com a inauguração de três novas bibliotecas em escolas públicas e instituições de São Paulo.
Voltada a crianças da educação infantil, cada biblioteca conta com um acervo de 400 livros infantis de autores nacionais, além de mobiliário lúdico e acessível, pintura artística nas paredes, placas de sinalização e ambientação pensada especialmente para a faixa etária atendida. A proposta é democratizar o acesso à leitura e ao livro em territórios de alta vulnerabilidade social.
Renata Ruggiero, presidente da entidade que realiza o gerenciamento social da Motiva, reforça que este patrocínio está em linha com a estratégia do instituto de apoiar a literatura e incentivar a leitura nas regiões em que atua. “Acreditamos no poder transformador da leitura, e por isso, estamos muito felizes em apoiar a criação dessas novas bibliotecas. Elas são mais do que locais para guardar livros, são espaços onde aprendizado e cultura se encontram, criando possibilidades e horizontes para as comunidades. Esse projeto reflete nosso compromisso com a educação e com a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável”, pontua a executiva.
“Mais do que formar leitores, queremos formar vínculos. A biblioteca se torna um ponto de encontro afetivo dentro da escola, onde a criança é protagonista da sua imaginação”, afirma William Mendonça, coordenador-executivo do projeto.
Em Santo Amaro, na área de atuação da Motiva, a inauguração acontece neste sábado (24), no Centro Educacional Luz e Lápis, localizado próximo à Estação Largo Treze, da Linha 5-Lilás, administrada pela concessionária ViaMobilidade. O evento conta com uma programação cultural gratuita, incluindo apresentações teatrais, contação de histórias e eventos abertos à comunidade escolar, em celebração à Semana Mundial do Brincar.
A ação integra a nova fase do programa Força para Crescer: Pontos de Leitura, que neste mês contempla cinco escolas públicas nos estados de São Paulo e Maranhão. Na Grande São Paulo, uma outra biblioteca será inaugurada em Osasco, que também tem forte presença de comunidades periféricas e grande número de alunos na primeira infância. A inauguração em Osasco será anunciada em breve.
Desde sua criação, o programa já implantou dez bibliotecas no Estado do Rio de Janeiro e impactou diretamente milhares de crianças com mais de 250 sessões de contação de histórias, teatro e leitura mediada.
O “Força Para Crescer: Pontos de Leitura” é apresentado pelo Ministério da Cultura, com apoio da Motiva, por meio de seu instituto. A iniciativa é uma realização da Deda Soluções Criativas, Quitanda Soluções Criativas e Instituto BR Arte. A produção-executiva é da Cinco Elementos Produções e a consultoria-executiva é da Marco Zero.
SERVIÇO – INAUGURAÇÃO EM SANTO AMARO
Centro Educacional Luz e Lápis (Rua Benedito Fernandes, 155, Santo Amaro-SP) – a 750 metros da Estação Largo Treze, da Linha 5-Lilás.
24 de maio (sábado – Semana do Brincar)
9h30 – Espetáculo artístico
10h30 – Cerimônia oficial de inauguração da biblioteca
11h30 – Atividades lúdicas abertas à comunidade
+++
Sobre a Motiva: maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em Trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em Aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Foi a primeira empresa a abrir capital no Novo Mercado da B3 e compõe há 14 anos o hall de sustentabilidade da B3.