No dia 29 de junho, a deputada estadual Marina Helou (REDE) promoveu a Aula Pública “Brasil e São Paulo no combate à Emergência Climática” na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O evento teve como objetivo discutir as ações necessárias para enfrentar a crise climática, abordando o tema sob três diferentes perspectivas.

A atividade contou com a presença de Marina Silva, Ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, reconhecida como a maior referência ambiental do país. Além dela, a ativista climática Amanda Costa também participou do debate, trazendo sua experiência e discutindo a importância do ativismo em defesa das questões socioambientais.

Marina Helou, coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista e destaque na atuação socioambiental na Alesp, reforçou a relevância do evento: “É uma honra para a Assembleia, para a Frente Parlamentar Ambientalista e para São Paulo ter a presença da ministra falando de um tema tão importante quanto a emergência climática e a necessidade de criar políticas públicas que deem conta desse desafio”.

O evento, que ocorreu no Auditório Franco Montoro do Palácio 9 de Julho, buscou fortalecer o debate sobre ações concretas para enfrentar os problemas ambientais e promover a conscientização a respeito da importância da preservação ambiental e do combate às mudanças climáticas. Encerrando oficialmente o mês do meio ambiente, a aula pública foi uma oportunidade para a sociedade se engajar ativamente na discussão sobre as questões climáticas e ambientais do estado de São Paulo e contribuir para a construção de um futuro mais sustentável.

“A questão ambiental não tem fronteiras geográficas, demográficas e não deveria ter fronteiras ideológicas. Quando acontece o que aconteceu em São Sebastião, é preciso que haja um trabalho conjunto”, finaliza a ministra.

 

Sobre a deputada estadual Marina Helou

Marina Helou é deputada estadual em seu segundo mandato pela Rede Sustentabilidade. Tem como pautas prioritárias a infância, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, segurança pública e direitos humanos, além da vida segura de mulheres e meninas. Entusiasta da política baseada no diálogo, Marina é paulistana, assumiu o seu primeiro mandato aos 31 anos e já é autora de sete leis no estado de São Paulo, entre elas a Política Estadual pela Primeira Infância, Lei Criança Primeiro, Política Estadual do Manejo do Fogo e coautora da política de distribuição gratuita de remédios à base de canabidiol. É mãe do Martin e da Lara, estudou na escola Waldorf Rudolf Steiner, formou-se em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e tem especialização em negócios e sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral/Cambridge University. Trabalhou oito anos na Natura com foco no desenvolvimento humano, onde criou a área de diversidade da empresa. Fez parte da Bancada Ativista e do Movimento Acredito e co-fundou a organização Vote Nelas, em prol da participação de mais mulheres na política. É membro da RAPS e do Renova BR.