O Gabinete da Primeira-Dama de Gramado realizou, na última terça-feira (22), uma palestra voltada à saúde mental dentro da programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio.

O encontro contou com a participação do psicoterapeuta Eric Spady, diretor do Projeto Hidden Treasures, de Kansas City (EUA), especialista em Somatic Experiencing. Ele destacou que os traumas não afetam apenas a mente, mas também deixam marcas no corpo, e que a terapia somática busca integrar mente, emoções e sensações físicas para promover equilíbrio e bem-estar.

Durante a tarde, histórias de superação emocionaram o público, como a de Paula Francieli, criadora do canal @alemdador1, que relatou sua trajetória de superação da violência doméstica. Para a diretora do Gabinete da Primeira-Dama, Suzana Strassburger, relatos como esse reforçam que é possível romper o ciclo da violência.

O evento também contou com a presença de Katiane Reis, coordenadora de Saúde Mental do município, Flávia Oliveira, diretora da Vigilância em Saúde, e dos tradutores Douglas e Alice Hugentobler.

A iniciativa reafirma o compromisso do Gabinete da Primeira-Dama em promover o diálogo sobre temas essenciais para a saúde emocional e a qualidade de vida da comunidade.