O carnaval já começou para aproximadamente 350 participantes do projeto “A Arte Gerando Renda”. Envolvidas em cursos gratuitos, essas mulheres estão determinadas a alcançar independência financeira e conquistar seu espaço no mercado de trabalho do carnaval.
Os cursos gratuitos, que incluem design de fantasias e adereços, maquiagem artística, artesanato, maquiagem social, decoração de unhas, tranças e turbantes se estendem até dezembro. As aulas são realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) XV de Maio, no Caju. Desde 2014, mais de 6.000 pessoas se formaram no programa, sendo 98% delas mulheres.
Várias participantes do projeto já estão contribuindo para o mundo das escolas de samba. Gisele Lyra é formada em biologia e no meio de seu mestrado mudou de trajetória profissional, ao concluir os cursos de “Fantasias e Adereços” e “Artesanato”. Atualmente, contratada para trabalhar na escola de Unidos do Viradouro e na Virando Esperança, sua escola mirim, Gisele foi convidada a atuar como assistente de professora dos cursos que frequentou.
“É verdadeiramente gratificante voltar como professora. Os cursos despertaram meu interesse por um novo caminho profissional e pretendo fazer uma nova graduação em Indumentária para trabalhar na produção de figurinos, um sonho de infância. Mesmo tendo ingressado nessa nova área recentemente, já me sinto muito feliz e realizada”, compartilha Gisele.
Além dos cursos, “A Arte Gerando Renda” estabeleceu parcerias com os camarotes da Sapucaí, proporcionando oportunidades para profissionais de maquiagem, artesanato, fantasias e adereços.
13 Anos de Sucesso para a Favela Mundo
Fundada em 2010, a ONG Favela Mundo é a única entidade no país reconhecida pelas Nações Unidas como um “Modelo de Inclusão Social em Grandes Cidades”. Esse reconhecimento ocorreu durante o evento World Cities Day, em Nova York. Além disso, a Favela Mundo representou o Brasil em nove eventos internacionais, incluindo três na ONU. Desde sua criação, em 2014, o projeto A Arte Gerando Renda capacitou mais de 6.000 pessoas.
O projeto A Arte Gerando Renda tem o patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, AgeRio e Kasznar Leonardos, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.