A Light intensificou os esforços de campo na comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio, neste sábado (18/11), para buscar restabelecer os clientes que ainda estão sem energia. Dez equipes técnicas, incluindo técnico de apoio local para suporte logístico e supervisor técnico para coordenação das açoes. No Centro de Controle Operacional da companhia, lideranças estão de prontidão, em apoio operacional, para acompanhar e monitorar as ações.
A concessionária esclarece que as constantes quedas de energia elétrica na comunidade ocorrem devido à sobrecarga na rede em função de ligações clandestinas, que na Rocinha chegam a 84% das residências. Os equipamentos da distribuidora são configurados e instalados para atender aos clientes da companhia e acabam ficando sobrecarregados com a demanda irregular provocada por gatos e desligam, ocasionando as interrupções.
É importante destacar que furtos de energia não ocorrem somente em comunidades, mas ao longo dos 31 municípios da área de concessão da Light. Em comunidades, no entanto, o alto índice de furtos faz com que haja aumento nas interrupções do serviço. Furtar energia é crime e está previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de prisão, e causa prejuízos à toda a população, pois podem causar incêndios e acidentes.
De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Estado do Rio de Janeiro (Cemaden Rio), há previsão de pancadas de chuva, com intensidade moderada a forte, acompanhadas ventos fortes, neste sábado (18/11). Em função disso, a Light está de prontidão e com reforço nos times de atendimento de emergência. Nossos canais de atendimento estão disponíveis 24 horas por dia para caso de clientes com falta de energia.