O município do Rio de Janeiro entrou em estágio de alerta às 18h15 por causa do temporal que atingiu a cidade e que deixou diversas ruas e avenidas das zonas norte, sul e do centro com a mobilidade comprometida.
O congestionamento total na cidade no início da noite era de 300 quilômetros, quando, normalmente, no mesmo horário, a capital fluminense tem 1 acumulado de 100 quilômetros de filas. Foram registrados bolsões d’água ou vias alagadas em diversas regiões da cidade.
O Estágio de Alerta é o 4º nível em uma escala de 5 e significa que uma ou mais ocorrências graves impactam a cidade ou há incidência simultânea de diversos problemas de médio e alto impacto em diferentes regiões.
O Centro de Operações da Prefeitura pede à população que se desloque somente se for muito necessário e recomenda que espere a chuva perder força e, principalmente, não force a passagem em alagamentos/bolsões d’água de carro ou a pé.
Por medida de segurança, a prefeitura fechou a Estrada Grajaú-Jacarepaguá nos 2 sentidos, porque foi atingido o critério de interdição de acumulado de chuva acima de 55 milímetros em uma hora.