A peça teatral “Circuito e Cidadania 2ª Edição” desembarca no Rio de Janeiro com uma missão essencial: incentivar, desde cedo, comportamentos seguros e responsáveis no trânsito. Voltado ao público infantil, o espetáculo une arte, educação e cidadania de forma lúdica e interativa, despertando nas crianças a consciência sobre regras de trânsito, empatia e respeito ao espaço público.
Com entrada gratuita, a peça terá 20 apresentações na capital fluminense, levando cultura e aprendizado para crianças de 7 a 10 anos de escolas públicas. A peça será apresentada de 18 a 26 de setembro.
Durante a encenação, os pequenos espectadores vivenciam situações inspiradas no dia a dia das ruas. Personagens como um guarda de trânsito, um ciclista, uma cientista ambientalista e uma pessoa com deficiência visual conduzem a narrativa, provocando reflexões sobre convivência, mobilidade, meio ambiente e cidadania.
Já as crianças participam ativamente da intervenção cênica, promovendo maior engajamento e aprofundamento das mensagens trabalhadas.
O espetáculo aborda temas urgentes. Segundo dados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), os acidentes de trânsito continuam em alta: em 2023 foram registradas 63.812 ocorrências, número que saltou para 73.919 em 2024. Até janeiro deste ano, já haviam sido contabilizados 16.720 atendimentos relacionados a batidas de veículos.
Diante desse cenário, o projeto reforça a importância da educação desde os primeiros anos. Ao envolver as crianças em experiências práticas e participativas, o “Circuito e Cidadania 2ª Edição” fortalece a fixação do conteúdo e multiplica o alcance da mensagem: as crianças se transformam em multiplicadores do conhecimento dentro de suas famílias e comunidades.
Com cenário imersivo e um roteiro leve e divertido, “Circuito e Cidadania 2ª Edição” oferece não apenas uma atividade cultural de qualidade, mas também uma experiência transformadora. Na primeira edição, cerca de 4.800 pessoas foram impactadas diretamente pelas apresentações.
A proposta reafirma o poder da arte como ferramenta de transformação social e reforça que cidadania e segurança no trânsito se constroem desde cedo, com empatia, cuidado e responsabilidade.
Lei de Incentivo à Cultura, “Circuito e Cidadania 2” tem a produção da Ricardo Martins, apoio da Komedi Projetos, patrocínio da empresa Karoon Energy e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Sobre Karoon Energy
A Karoon Energy é uma empresa internacional de exploração e produção de petróleo e gás natural, com projetos no Brasil, no Golfo do México e na Austrália, com ações listadas na bolsa de valores da Austrália.
A companhia detém e opera 100% do Campo de Baúna, localizado ao sul da Bacia de Santos, que compreende os reservatórios de Baúna, Piracaba e Patola. A companhia também detém os campos de Neon e Goiá, e o bloco S-M-1537, todos ao sul da Bacia de Santos.
No Golfo do México (EUA), a companhia tem uma participação não-operacional de 30% nos campos de petróleo e gás Who Dat e Dome Patrol, 16% no campo Abilene, assim como variadas participações em infraestrutura na área de exploração na costa da Louisiana (EUA).
Nossa visão é ser uma companhia líder e independente de energia, capaz de se adaptar a um mundo dinâmico de maneira inovadora e empreendedora. Nosso propósito é fornecer energia de forma segura, responsável, criando benefícios duradouros para todos os seus stakeholders.
Sobre o Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Serviço:
“Circuito e Cidadania 2ª Edição” no Rio de Janeiro (RJ)
18/09 – Colégio Pedro II – Campus Humaitá I
19/09 – Colégio Pedro II – Campus São Cristóvão I
22/09 – Escola Municipal Compositor Luiz Gonzaga
24/09 – Escola Municipal Padre Agostinho Pretto
25/09 e 26/09 – Escola Municipal Pedro Lessa