O Riocentro, na Barra Olímpica, se transforma em uma verdadeira comunidade literária, a partir desta sexta-feira, dia 13. Bienalers, fãs ardorosos e leitores de todas as idades vão se reunir no centro de convenções, que será um ponto de encontro das histórias, das conexões e das emoções. Em um ano tão especial, em que o Rio de Janeiro ostenta o título de Capital Mundial do Livro, concedido pela Unesco, a cidade festeja as narrativas na 22ª edição da Bienal do Livro Rio – o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país. Depois de trazer a primeira atividade em uma Bienal e inspirar outros eventos pelo Brasil – o Café Literário, que completa 25 anos -, o evento novamente lança tendência e inaugura o conceito inédito e ousado de Book Park. Esta será uma Bienal como nunca se viu antes, que convida o público a experimentar o livro, a partir de ativações imersivas e uma ampla programação divertida e plural.
Aquela feira de livro que nasceu na década de 80, em um pequeno espaço do Copacabana Palace, hoje se consolida como um parque de histórias e celebração coletiva da cultura, que ganha vida e se espalha pelos corredores dos pavilhões. Cerca de 600 mil pessoas são esperadas durante dez dias de evento, vibrando com mais de 350 autores nacionais e internacionais. Este ano, o conceito “Todos na mesma página” reforça o papel da Bienal como espaço de troca, estímulo à imaginação e ao pensamento crítico, e à construção conjunta de um futuro melhor. Ali, diferentes vozes, gêneros e plataformas coexistem com liberdade e protagonismo, sempre valorizando o livro. Serão mais de 200 horas de programação oficial, que se estende até 22 de junho, em 130 mil metros quadrados, que contam com quase 700 expositores.
Mais de 1500 caminhões cheios de livros abasteceram todos os pavilhões do Riocentro, transportando também estandes, mobiliários e equipamentos. A GL events Live, empresa da GL events, montadora oficial da Bienal, coordenou uma complexa operação logística para preparar o centro de convenções para receber os visitantes. A montagem, concluída em sete dias, envolveu cerca de 16 mil profissionais e mais de 500 empresas.
“Veja só o que a Bienal do Livro Rio é hoje! Além de fazer parte da memória afetiva de milhares de pessoas e ser um patrimônio cultural do Rio, nosso festival é um evento que vai muito além do gosto pela leitura. É um momento de festa e efervescência! A Bienal mobiliza a cidade, arrasta multidões de alunos e famílias para vivenciar um momento único em torno das histórias que movimenta o mercado, inspira a formação de novos leitores e sempre emociona. Neste ano tão simbólico, temos ainda mais motivos para comemorar, inovando com o apoio das editoras e de marcas parceiras, atendendo aos desejos do público por experiências que os envolva no universo literário. Esta, sem dúvida, é a Bienal mais importante da história e promete transformar a experiência leitora”, afirma Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions, organizadora do evento em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).
O sucesso da Bienal também se reflete nos bastidores: todos os espaços disponíveis para expositores foram comercializados com mais de sete meses de antecedência. Isso confirma a potência do evento para o mercado editorial e diversas marcas, inclusive não-endêmicas, que estão ampliando a programação cultural da Bienal em seus próprios espaços e criando outros encontros relevantes que fortalecem a produção de conhecimento presente na Bienal.
“A Bienal é um marco para a cidade, um marco para a literatura, e também um marco para os editores. Essa conexão direta, entre autores e público final, que a Bienal propicia desde a criação do Café Literário, é uma forma de mostrar como a literatura pode e deve ser acessível a todos”, destaca o presidente do SNEL, Dante Cid.
Este ano, a curadoria é assinada por nomes como Lázaro Ramos, Bianca Ramoneda, Luiz Antônio Simas, Flávia Oliveira, Thalita Rebouças, Pedro Pacífico, Clara Alves, Sidney Gusman, Carolina Sanches, Heloiza Daou, Rosane Svartman e Clélia Bessa, que propõem debates sobre os mais diferentes temas. Entre as centenas de autores confirmados, estão nomes de peso da literatura brasileira e mundial, como Ruy Castro, Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior, Junior Rostirola, Ailton Krenak, Chimamanda Ngozi Adichie, Afonso Cruz, Lynn Painter e Cara Hunter, além de fenômenos do universo jovem e infantojuvenil, que fazem da Bienal um espaço ainda mais acessível e lúdico para novos leitores.
O TIKTok, por exemplo, além de fomentar discussões em seu próprio espaço, patrocina a Calçada Literária e assina o naming right do Artist Alley, apoiando a Bienal na valorização de autores e artistas independentes. A plataforma também se uniu ao festival trazendo a ‘Pré-Estreia Bienal para Você’, um evento exclusivo para 10 mil pessoas, que aconteceu na noite de quinta-feira, dia 12.
Para o evento de abertura, convidados, autoridades e personalidades do universo dos livros estiveram em uma cerimônia no Palco Apoteose, o coração do festival, espaço para 5 mil pessoas que receberá grandes autores e ícones da cultura pop. O escritor Ruy Castro foi o homenageado deste ano pela Bienal e teve um trecho de seu livro “Carnaval no fogo” lido pela atriz Malu Mader.
Já o prefeito Eduardo Paes também recebeu o prêmio José Olympio, instituído pelo SNEL em 1983 para reconhecer personalidades, instituições e lideranças que se destacam pela defesa do livro e pelo incentivo à leitura no Brasil. O prêmio foi entregue pelo editor Marcos da Veiga Pereira, neto de José Olympio. Em clima de festa, houve ainda apresentações musicais do Quartetinho e do Monobloco, enquanto o público já começava a lotar os pavilhões.
Visitação Escolar bate recorde e Bienal receberá 130 mil estudantes

Apresentada pela Shell Brasil e pelo Banco Itaú, a Bienal do Livro Rio 2025 também tem recordes na visitação escolar, um legado e compromisso da organização. Este ano, mais de 130 mil estudantes de escolas públicas e particulares vão visitar a Bienal, encontrando seus autores preferidos, influenciadores e celebridades.
Graças a um investimento de R$ 16 milhões – superior aos R$ 13,5 milhões da última edição – os alunos da rede pública receberão vouchers de até R$ 200 para a compra de livros durante o evento. Professores e demais profissionais da educação também serão contemplados com valores que variam entre R$ 100 e R$ 1.000. A iniciativa é viabilizada por meio de parcerias com as secretarias de Educação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, além das prefeituras do Rio, Angra dos Reis e Queimados. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa também garantirá a aquisição de livros destinados às bibliotecas públicas estaduais.
Novo app já reúne mais de 20 mil bienalers

Nesta edição especial, os visitantes terão uma facilidade extra na palma da mão: no aplicativo oficial do festival, que pode ser baixado para iPhone e Android, será possível personalizar sua agenda, organizar a sua lista de compras, acompanhar a programação completa, acessar um mapa interativo do Riocentro e receber notificações em tempo real.
Além disso, os leitores poderão criar sua biblioteca virtual, avaliar e trocar opiniões de suas leituras, além de compartilhar experiências no que já é uma nova rede social para amantes dos livros: desde o lançamento, mais de 20 mil usuários já se cadastraram no app, que contabiliza mais de 106 mil livros adicionados às listas pessoais dos visitantes.
Ativações do Book Park e espaços para explorar:
Roda-Gigante Leitura Nas Alturas Light

Dentre as experiências imersivas que prometem encantar o público no Book Park, a Roda-Gigante Leitura nas Alturas Light é um dos destaques: com 16 cabines envelopadas com histórias, personagens e áudios relacionados a livros, produzidos com apoio da Bookwire, a novidade será uma experiência única em que cada cabine representa um universo literário diferente, proporcionando aos visitantes uma viagem sensorial.

A atração reúne diversas editoras em ativações criativas – como a Panini, com a “Turma da Mônica”; a Intrínseca, com “Percy Jackson”; a HarperCollins Brasil, com “As Crônicas de Nárnia”; e a Melhoramentos, com “Stitch”. As editoras Ciranda Cultural, VR Editora, Darkside, Companhia das Letras, Arqueiro, Planeta de Livros, Record, Globo Livros e a plataforma Skeelo também prepararam surpresas para a ativação. Os bilhetes dão direito a três voltas e podem ser adquiridos juntamente com os ingressos pelo site da Bienal, com reserva de horário.
Escape Bienal Rio Estácio

Para os fãs de mistério, o Escape Bienal Rio Estácio é a atração perfeita. Com quatro cenários literários desenvolvidos em conjunto com editoras, o espaço traz enigmas e desafios inspirados em thrillers de sucesso.

Um desses encontros imersivos terá a “presença” da aclamada escritora britânica Agatha Christie, em parceria com a editora Harper Collins, ícone do romance policial. Já a Companhia das Letras propõe um desafio eletrizante: desvendar o misterioso desaparecimento do autor Raphael Montes, enquanto a editora Arqueiro mergulha no clima tenso de ‘A Empregada’, thriller psicológico de Freida McFadden. A Ediouro, por sua vez, desafia os participantes a decifrar os mistérios envolventes dos thrillers de Cara Hunter.
Labirinto de Histórias Paper Excellence

O Labirinto de Histórias Paper Excellence convida o visitante a mergulhar em um espaço interativo onde os livros ganham vida de forma lúdica e sensorial.
Quatro editoras embarcam nessa jornada: a Globolivros leva o público para dentro de ‘Uma Janela Sombria’, de Rachel Gillig, primeiro título da duologia ‘O Rei Pastor’; a Companhia das Letras, pelo selo Bloom Brasil, apresenta as séries ‘Hades & Perséfone’, de Scarlett St. Clair, e ‘Covenant’, de Jennifer Armentrout; a Darkside convida a revisitar os clássicos ‘Wicked e Alice no País das Maravilhas’ sob um novo olhar; e a Record aposta no universo de ‘Corte de Espinhos e Rosas’, série de tirar o fôlego, repleta de magia e romance, da autora Sarah J. Maas.
Praça Além da Página Shell

A nova Praça Além da Página Shell será um ponto de encontro ao ar livre para leitores compartilharem histórias, viverem desafios literários e explorarem o impacto que a literatura tem em suas vidas de forma imersiva e interativa. Ali, o visitante é o protagonista. Sob curadoria de Heloiza Daou, a novidade permite que as comunidades leitoras revivam as sagas amadas, dividam o desejo novo de leitura e até convençam o outro de que aquela história é interessante.
Trata-se de um lugar que não é sobre o conteúdo do livro, mas sobre o impacto que ele causa: o que aquele enredo e aqueles personagens fizeram com o leitor. Um local único para compartilhar, se conectar e se divertir, experimentando todo o potencial que transborda do livro: shows, apresentações, atividades, desafios literários, gincanas, entrevistas, cenário interativo, encontro de fãs, brindes, fotos, trends, conversas e festa.
Artists Alley TikTok

Após sucesso na edição de 2023, o Artists Alley TikTok volta fortalecido e sob a curadoria de Sidney Gusman. O espaço exibirá os talentos de 32 artistas – ilustradores e quadrinistas – com ilustrações que dão vida a personagens queridos até itens personalizados que servirão como lembrança do espaço. Ele fomenta um diálogo em que os visitantes podem interagir com os criadores, conhecer seus processos criativos e testemunhar a magia de suas habilidades em primeira mão.
Espaço Infantil Biblioteca Fantástica

Na Biblioteca Fantástica, os livros não são apenas lidos: eles ganham vida. Páginas gigantes se abrem revelando mundos surpreendentes, atores-personagens saltam das histórias para interagir com os visitantes, e um leitor gigante (ou um gigante que é leitor?) guarda em seu interior histórias esperando para serem descobertas.
Criada para crianças de 5 a 9 anos, a Biblioteca Fantástica é um convite à imaginação, onde cada história pode ser explorada com todos os sentidos, e cada página se torna uma nova descoberta. A curadoria é da agência LERConecta.

 

Como chegar na Bienal

Para facilitar o acesso ao Riocentro durante a Bienal, o transporte oficial, realizado em parceria com a AS Brasil, tem embarques em pontos estratégicos da cidade, como Copacabana, Botafogo, Tijuca, e Del Castilho; além de Duque de Caxias e Niterói, na Região Metropolitana. O serviço está disponível mediante compra do Ticket Expresso Bienal, pelo site do Ticket360.
O BRT, que tem conexão com a Linha 4 do Metrô na Estação Jardim Oceânico, terá um esquema especial de transporte: nos fins de semana do evento (14 e 15 e 21 e 22 de junho) e no feriado de 19 de junho, quando é esperado um público maior, haverá um serviço partindo do Terminal Jardim Oceânico até as estações Riocentro e Olof Palme, com paradas apenas no Terminal Alvorada e na estação Rio 2, em ambos sentidos. O serviço, com tarifa normal (R$ 4,70), funciona entre 9h e 23h.
Também nos fins de semana e no feriado de 19 de junho, partirá o serviço especial Terminal Paulo da Portela x Terminal Recreio, das 9h às 23h. A linha fará parada nas estações Campinho, Praça Seca, Tanque, Taquara, Santa Efigênia, Curicica, Asa Branca, Morro do Outeiro, Riocentro, Olof Palme e Terminal Recreio.

Além disso, nos dias úteis, as linhas 51 (Recreio x Deodoro – Parador) e 41 (Madureira x Recreio – Expresso) serão reforçadas. Excepcionalmente no período da Bienal, o serviço 41, que só opera nos dias úteis, fará paradas nas estações Olof Palme e Riocentro.
Outra opção, são os táxis e carros por aplicativos. Para quem preferir estacionar no Riocentro, o serviço é operado por empresa terceirizada e cobrado à parte.

 

Sobre a GL events Exhibitions

A GL events Exhibitions é uma empresa da multinacional francesa GL events – um dos principais players do mercado de eventos no mundo, presente em 27 países. Importante catalisadora de negócios com a organização e promoção de eventos B2B e B2C, é responsável pela realização de congressos, festivais e feiras representativas em diversos segmentos da economia: Bienal do Livro Rio e Bienal do Livro Bahia, no Mercado Editorial; Brasil Brau, no universo Cervejeiro; Congresso e Feira Estetika, o evento mais importante de Estética, Saúde, Beleza e Bem-estar da América Latina; e ExpoPostos & Conveniência, maior evento do setor de combustíveis e conveniência da América Latina. Atenta às necessidades dos seus públicos, desenvolve produtos que estimulam o contato dos visitantes com as principais tendências e novidades, incentivando discussões de conteúdo relevantes, interação e networking, além da geração de negócios.
Sobre o SNEL

Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O SNEL também é membro do Accessible Books Consortium (ABC), grupo composto pela World Intellectual Property Organization (WIPO) e outras entidades que têm como objetivo o fomento de livros acessíveis ao redor do mundo.
Sobre a Shell Brasil

Há 112 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Sobre o Itaú Unibanco

Ao longo de 100 anos, construímos nossa história, que foi marcada por diversas fusões, aquisições e parceiras que contribuíram para que nos tornássemos um banco universal. Somos o maior banco privado brasileiro em valor de mercado e a marca mais valiosa da América Latina, avaliada em US$ 8,7 bilhões, segundo o Ranking Global 500 de 2023, da Brand Finance. Com uma vasta prateleira de produtos do setor no Brasil e por meio de nossas marcas e parcerias comerciais, oferecemos um amplo leque de serviços disponíveis em diversos canais, somos um banco completo e universal. Com as intensas transformações tecnológicas, regulatórias e um contexto de mercado com novos players e demandas de serviços diferentes, estamos em constante inovação, mantemos um olhar cuidadoso para a diversidade, temos foco no cliente e na aprendizagem contínua. O nosso propósito é estimular o poder de transformação das pessoas e a nossa visão é ser o banco líder em performance sustentável e em satisfação dos clientes.