As comemorações pelos 490 anos de Igarassu seguem nesta quarta-feira (24), em clima de tradição e festa popular. Considerada a maior manifestação cultural e religiosa do Litoral Norte de Pernambuco, a programação é extensa para todos os públicos.

Os shows vão até o dia 30, reunindo artistas e grupos que representam a força cultural e comunitária do município. Na abertura, realizada ontem (23), o público prestigiou o Coco de Dona Zezé, o grupo Transcoco e o show da multiartista Evelli Eller, que trouxe ao palco sua mistura de gêneros populares e tradicionais.

Nesta noite, tem ciranda com Seu Martinho e sua equipe e apresentações de coco de roda com os grupos Novas Raízes e Juremado. A artista Glécia Marcolino também se apresenta com o seu vozerão, trazendo músicas populares e da identidade local.

A segurança durante as festividades

O esquema de plantão para a celebração dos 490 anos de Igarassu será o maior já registrado na história na cidade. No total, serão 350 policiais por dia durante as festividades. Unidades da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Penal estarão presentes em todo o perímetro.

A Delegacia estará funcionando em regime de plantão, com a presença de um delegado, um escrivão e quatro agentes investigadores.  Além disso, 35 integrantes da Guarda Municipal e DEPATRAN reforçarão a segurança, que também contará com 100 seguranças privados e 60 bombeiros civis.
Além do caráter festivo, o calendário também contempla a devoção aos padroeiros, Santos Cosme e Damião, com atividades religiosas especiais. O ponto alto será no sábado (27), quando o Sítio Histórico receberá a tradicional procissão e a missa campal.