Entre os dias 7 de abril e 2 de maio, o Marista Brasil, rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal que atende mais de 97 mil crianças, jovens e adultos, realizará a Campanha de Prevenção e Enfrentamento ao Bullying, com objetivo de sensibilizar e mobilizar a comunidade educativa para a construção de um ambiente escolar mais respeitoso e acolhedor.
Com o lema “Sou Marista e respeito às diferenças”, a Campanha integra o selo +Cuidado e Proteção, reforçando o compromisso da instituição com a dignidade humana e o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.
A iniciativa se alinha à Lei 13.185/2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying), e ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola (7 de abril). Além disso, reconhece fatores que podem desencadear o bullying, como aparência física, status social, etnia, deficiência, orientação sexual e outros aspectos de diversidade.
Para a efetivação da Campanha, são propostas atividades pedagógico-pastorais voltadas para diferentes segmentos escolares, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Essas atividades incluem rodas de conversa, leituras reflexivas, dinâmicas interativas, produções artísticas e discussões sobre o impacto do bullying e cyberbullying na convivência escolar.
A ação também incentiva o uso de recursos audiovisuais, jogos educativos e a participação das famílias na promoção de uma cultura do cuidado. Dessa forma, o Marista Brasil reafirma seu papel na construção de uma escola segura e inclusiva, onde as diferenças são reconhecidas e respeitadas”, destaca o coordenador de Cuidado Integral do Marista Brasil, Olavo Henrique Chicoski.
EM CURITIBA
Em Curitiba, os colégios Marista Paranaense, Marista Santa Maria e Marista Anjo da Guarda desenvolvem ações contínuas de combate ao bullying ao longo de todo o ano letivo. A iniciativa contempla estudantes de todas as faixas etárias, principalmente com os adolescentes do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio.
Segundo os educadores, é essencial que os próprios alunos sejam protagonistas nesse processo de conscientização, refletindo e propondo soluções para o problema. “Nas dinâmicas, os estudantes são divididos em grupos e receberam diferentes papéis relacionados ao bullying. Cada grupo tem a responsabilidade de criar uma breve encenação abordando situações de bullying e formas de preveni-lo. Ao final das apresentações, os alunos compartilham sugestões para evitar e intervir nesses casos”, explica a Coordenadora Operacional Educacional do Marista Paranaense, Priscila Cirino Lopes.
SOBRE OS COLÉGIOS MARISTAS
Os Colégios Maristas estão presentes em 18 estados e no Distrito Federal com 63 unidades. Os mais de 80 mil estudantes recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada aos desafios contemporâneos. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Os Colégios Maristas fazem parte do Marista Brasil, uma rede de colégios e escolas presente em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal que atende mais de 97 mil crianças, jovens e adultos. Saiba mais em: maristabrasil.org/