No dia 17 de maio é celebrado o Dia Mundial da Reciclagem, data estabelecida pela UNESCO para promover a conscientização sobre a importância da reciclagem e do descarte adequado dos resíduos. E os dados nacionais não são animadores: com uma taxa de reciclagem de apenas 8%, conforme o Panorama dos Resíduos Sólidos de 2024 da ABREMA (Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente), o Brasil gerou cerca de 81 milhões de toneladas de resíduos no ano passado, o que equivale a aproximadamente 382 quilos por habitante. Em contraste, apenas 6,7 milhões de toneladas foram corretamente recicladas em 2023. Diante desse cenário, a reutilização e o reaproveitamento de objetos usados emergem como práticas inteligentes e sustentáveis.
Em vez do descarte, exercitar a criatividade para transformar o obsoleto em algo novo e útil não só economiza recursos naturais e evita a produção excessiva de lixo, mas também estimula a imaginação e pode gerar renda extra com a criação de peças únicas. Nesse contexto, a eduK, socialtech dedicada ao desenvolvimento técnico e sociocomportamental de empreendedores e profissionais, oferece cursos que capacitam no reaproveitamento e upcycling de materiais, abrindo portas para a geração de renda através de produtos sustentáveis.
Ivan Pereira, Co-CEO da Mind Lab, responsável pela eduK, ressalta o potencial do upcycling como uma alternativa acessível para promover um impacto ambiental positivo: “Representa uma abordagem inteligente e multifacetada para a sustentabilidade individual. Ao transformar o que seria lixo em oportunidade econômica, o indivíduo não apenas gera renda complementar, mas também contribui ativamente para a construção de um futuro mais consciente e com menor impacto ambiental. É uma estratégia que alinha criatividade, economia e responsabilidade socioambiental”.
O executivo destaca cinco cursos disponíveis que ajudam a reaproveitar roupas e materiais para a produção artesanal e sustentável:
Upcycling: transformando calça jeans em mochila
Você já se perguntou como fazer reciclagem de roupas e ainda lucrar com isso? Com a moda sustentável, nenhuma calça jeans vira lixo. De forma prática e rápida, Gabriella Martins, especialista em sustentabilidade na moda, ensina o passo a passo da modelagem e da costura para transformar uma calça jeans usada em uma linda e descolada mochila.
Artesanato sustentável: porta-talheres
A artesã e decoradora especialista em artesanatos decorativos sustentáveis, Valdirene Oliveira, apresenta um curso destinado a quem quer se especializar no artesanato voltado para a decoração da casa e, de quebra, oferecer produtos sustentáveis, ensinando a produção de um porta-talheres para usar na organização e na decoração da cozinha, uma ótima opção para quem procura confeccionar uma peça rentável e com baixo custo de fabricação, a partir do reaproveitamento de latas.
Receitas sustentáveis para vender
Aproveitar os alimentos em sua totalidade traz muitos benefícios, não apenas para a saúde, mas para o bolso também. Pensando nesta oportunidade de negócio, a chef Maristella Sodré ensina a preparar quatro receitas muito fáceis e saborosas, utilizando ingredientes de modo integral, sem desperdícios: escondidinho de casca de manga, almôndega de casca de banana, pão de batata-roxa e bolo de bagaço de frutas. Além disso, é possível conferir dicas sobre embalagens sustentáveis, armazenamento e venda.
Encadernação manual artística: cadernos e álbuns sustentáveis
Tereza Pires, designer e pós-graduada em Gestão Editorial, une o aprendizado de técnicas de encadernação à conscientização sobre a importância da sustentabilidade. O curso vai além do ensino de costuras tradicionais, incentivando a reutilização de materiais como forma de cuidado com o meio ambiente e com as futuras gerações, com quatro modelos distintos de cadernos e um álbum fotográfico, explorando diferentes técnicas de encadernação. Além dos cadernos e do álbum, o curso também aborda a criação artesanal de cartões e embalagens criativas e sustentáveis, reforçando a mensagem de responsabilidade social e ambiental.
Receitas sustentáveis: zero desperdício
O que realmente quer dizer “ser sustentável”? Para a chef Paloma Zaragoza a sustentabilidade na cozinha está ligada à criatividade, redução de desperdícios e otimização de recursos. Assim, o curso “Cozinha sustentável: zero desperdício” traz técnicas e receitas culinárias que tratam do aproveitamento integral dos alimentos, além de conter dicas de economia durante o processo de preparo de pratos usando sobras, cascas, ossos, talos e sementes, levando, deste modo, o consumidor ou profissionais da área a obter economia na sua cozinha através de dicas de compras, armazenagem e produção.
Além dessas sugestões, a eduK disponibiliza mais de 3.200 cursos com certificado, acesso a especialistas e descontos exclusivos. Para explorar as aulas, basta acessar o link e verificar os planos disponíveis. Para conhecer a plataforma, há ainda uma seleção de cursos gratuitos, disponíveis na área “Cursos para conhecer a eduK”. Para conferir as opções e aproveitá-las, é necessário fazer um cadastro, que não exige nenhuma informação de cobrança.
Sobre a eduK
A eduK (www.eduk.com.br), é uma empresa que tem sua atuação com foco na Inclusão Produtiva e Geração de Renda para a população em situação de fragilidade social. Com um forte investimento em tecnologia e inovação, a empresa oferece o melhor resultado em capacitação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais, comportamentais, habilidades técnicas e de gestão e empreendedorismo para aqueles que desejam gerar renda. Atua com projetos escaláveis, investindo na formação de indivíduos e promovendo a conexão com a renda, com o objetivo de promover a inclusão e ascensão social.
Desde 2021, faz parte do Grupo Mind Lab, líder no desenvolvimento de tecnologias de impacto social com foco na metodologia socioemocional. Criada em 2013, a eduK foi adquirida pela Mind Lab com o principal objetivo de ampliar sua atuação para o duplo desafio brasileiro: educar para o futuro e resolver os débitos do passado por meio da geração de renda.