A deputada federal Reginete Bispo (PT/RS) teve uma participação destacada no programa “Expressão Nacional”, ao vivo, no canal da Câmara dos Deputados desta segunda-feira, discutindo o novo ensino médio. Ao lado da Professora Monica Ribeiro da Silva, doutora em Educação: História, Política e Ciências Sociais pela PUC de São Paulo, a deputada defendeu a revogação da reforma do ensino médio com argumentos baseados em dados e em relatos dos profissionais da área.https://www.youtube.com/live/QGvrLZyulSA?feature=share
Durante o debate, a deputada e a especialista em educação destacaram os prejuízos que o novo modelo do ensino médio traz para a juventude brasileira. Além disso, ressaltaram a falta de formação crítica do novo ensino médio, o que dificulta o bom desempenho dos estudantes no Enem e em outros exames importantes. Reginete Bispo mostrou-se muito atenta no debate, destacando a importância de ouvir os profissionais da educação e levar em consideração suas opiniões na hora de elaborar políticas públicas na área. Ela defendeu que é preciso pensar em um modelo de ensino médio que seja mais inclusivo e que atenda às necessidades de todos os estudantes, independentemente de sua condição socioeconômica. “Nós queremos uma educação que não seja tecnicista, mas que considere a interdisciplinaridade a pluralidade, a diversidade, para que os jovens possam se perceber na universidade”, defende a deputada. A deputada também destacou a importância de garantir a formação de professores qualificados e valorizados, para que possam oferecer uma educação de qualidade aos alunos. Segundo ela, investir na formação de professores é fundamental para garantir o sucesso da educação brasileira. O debate também contou com a participação do Deputado Federal Mendonça Filho (União-PE), ex-ministro da educação na época da criação da proposta de reforma e de Luiz Roberto Curi, Presidente do Conselho Nacional de Educação, empossado em 2022, designado por meio de um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro. Ambos defenderam a permanência do novo ensino médio mencionando os possíveis ganhos para a educação tecnológica por meio da implementação dos itinerários formativos. Assista: