O Banco Central anunciou que, a partir desta quarta-feira (1º), os usuários do Pix passam a contar com o botão de contestação de transações, integrado ao Mecanismo Especial de Devolução (MED). A ferramenta tem como objetivo agilizar a devolução de valores a vítimas de fraude, golpe ou coerção, diretamente pelo aplicativo da instituição financeira.
Antes, o processo exigia contato com a central de atendimento. Agora, todo o procedimento será 100% digital, tornando mais rápido o bloqueio dos recursos suspeitos.
Como funciona o botão de contestação
Ao contestar uma transação, a informação é repassada instantaneamente ao banco recebedor dos recursos. Caso haja saldo disponível, a conta do suspeito é bloqueada de forma imediata, ainda que parcialmente.
Em seguida, os dois bancos envolvidos têm até sete dias para analisar a contestação. Se confirmada a fraude, a devolução ocorre diretamente na conta da vítima, com prazo máximo de 11 dias após a abertura do pedido.
Segundo o Banco Central, a agilidade no processo aumenta a chance de que os valores ainda estejam na conta do fraudador, garantindo maior efetividade na recuperação.
Limites do novo recurso
O botão de contestação do Pix é exclusivo para situações de fraude, golpe ou coerção. Ele não se aplica a desacordos comerciais, arrependimentos de compra, erros de digitação na chave Pix ou transações envolvendo terceiros de boa-fé.
Caminhos do dinheiro: a nova etapa do MED
Outra mudança importante prevista pelo Banco Central começa em 23 de novembro. A devolução poderá ser feita a partir de outras contas vinculadas ao fraudador, e não apenas da conta original que recebeu o valor.
A medida se tornará obrigatória em fevereiro de 2026 e deve dificultar ainda mais a ação de criminosos que rapidamente transferem o dinheiro entre diferentes contas para dificultar a rastreabilidade.
De acordo com o BC, o aprimoramento permitirá identificar os “caminhos do dinheiro” e compartilhar essas informações entre os bancos, bloqueando novas tentativas de fraude e ampliando as chances de recuperação dos valores.