A busca por melhores produtividades da lavoura não começa na colheita e sim no início da safra, no plantio. A semeadura correta resultará em alta germinação das sementes, melhor desenvolvimento das culturas, mais eficiência e maior economia. Com o objetivo de verticalizar sua produção, o administrador e agricultor Ivanio Zanon, com propriedade no município de Faxinal do Soturno, região central do Estado do Rio Grande do Sul, resolveu melhorar seu sistema de plantio. Ele, que cultiva soja e trigo em uma área de 60 hectares, apostou em tecnologia, e fez a opção pela semeadora da Mepel.

O modelo escolhido por ele foi o Semeadora Múltipla – SMP 17/07, um equipamento que atendeu bem suas necessidades, principalmente em relação às características do solo de sua região. “Percebi que a máquina foi muito bem projetada com estabilidade, pois teve ótimo desempenho na fazenda a qual é formada por terrenos irregulares”, disse o produtor.

Outro fator que chamou a atenção de Zanon em relação à semeadora foi a qualidade do plantio. Ele, que cultiva soja sobre a palhada do trigo, notou uma grande eficiência nos cortes. Com o equipamento anterior, o processo era mais demorado, pois tinha que parar o serviço para fazer ajustes, agora este problema é coisa do passado.

Com a SMP 17/07, no fim do dia ele tem a mesma precisão e qualidade de quando iniciou o manejo pela manhã. “Esta tecnologia nos possibilitou seguir plantando com precisão e excelente distribuição, tanto de adubo como de semente. A melhora foi visível desde o nascimento da planta seguindo por todo o seu desenvolvimento”, pontuou.

Com o plantio mais ágil, Zanon ganhou mais tempo para se dedicar a outras tarefas na propriedade, além disso, como o equipamento tem maior autonomia, reduziu os custos com as paradas para abastecimento. “A SMP 17/07 tem uma caixa grande de adubo e de semente comparada a outras plantadeiras do mesmo segmento, o que agiliza o manejo aliando eficiência e economia”, destacou.

Quem usa, recomenda!

Além de produtor, em 2021, Zanon também se tornou empreendedor e fundou com um sócio a RZ Máquinas, uma revenda agrícola especializada. Por conhecer na prática a qualidade dos equipamentos da Mepel, tornou-se representante da marca. Segundo ele, o fato de saber as características das máquinas facilitou muito seu dia a dia também na loja. “Hoje eu trabalho dos dois lados, como revenda e como cliente. Então, como eu sempre digo, eu gosto de vender o que eu compraria para mim”, disse.

Atualmente a linha de semeadoras da Mepel conta com quatro modelos, que são versáteis e se encaixam perfeitamente nos mais variados perfis de produtores. Além disso, todos os modelos saem de fábrica com o distribuidor de adubo da Fertisystem. “Este dosador de precisão garante fertilizante na medida certa, gerando alta germinação e desenvolvimento das culturas com mais praticidade, eficiência e muito mais economia. Sem dúvida um grande diferencial da fabricante”, finalizou Zanon.

Mepel – A empresa nasceu em Estação-RS e atua desde 1966 produzindo implementos agrícolas e equipamentos rodoviários para os segmentos agrícola, pecuário, florestal, canavieiro, rodoviário e de construção. É uma referência nacional na fabricação de tanques distribuidores e equipamentos customizados, atuando em todo o território nacional através de uma rede com mais de 500 revendas.